Nova Carteira Digital de Trânsito avisa sobre recall e vencimento da CNH

Além da CNH Digital e CRLV, nova CDT traz interface renovada e mais alertas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carteira Digital de Trânsito

Pegando carona no Salão Duas Rodas, o Ministério de Infraestrutura iniciou a semana com o anúncio da nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo para Android e iPhone que concentra as funções de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Gratuito e desenvolvido pelo Serpro, o aplicativo é uma espécie de evolução da CNH Digital. A novidade traz modificações na interface e, além de dar acesso aos documentos do motorista e do veículo (CNH e CRLV, respectivamente), disponibiliza serviços complementares.

O aplicativo pode enviar ao condutor, por exemplo, aviso de vencimento da CNH e, como destaque desta atualização, notificações de recall do veículo com orientações sobre o problema (como os riscos se o reparo não for efetuado e formas de contato com o fabricante) e as providências que devem ser tomadas para resolução.

Marcello Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres, destaca que essa é a terceira evolução do aplicativo. A primeira foi o lançamento do app, em outubro de 2017; a segunda, ocorrida em agosto de 2018, foi a inclusão do CRLV à ferramenta.

Está prevista para 2020 a possibilidade de pagamentos de multas diretamente na CDT. O aplicativo já fornece informações sobre infrações e, quando possibilitar o pagamento delas, poderá oferecer descontos de até 40%.

Vale lembrar que as versões digitais da CNH e do CRLV funcionam mesmo sem acesso à internet e têm o mesmo valor legal de suas versões em papel.

Para quem já tem a Carteira Digital de Trânsito, basta aguardar pela atualização automática do aplicativo. Para quem não tem, é possível encontrar orientações para a obtenção da CDT no site do Serpro.

Com informações: Agência Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados