Huawei lança API de rastreamento de contato para COVID-19

Contact Shield é a nova tecnologia para monitoramento de contato para COVID-19 (novo coronavírus) da Huawei

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei Nova 5T - Review

A Huawei disponibilizou uma nova API de rastreamento de contato para a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Conhecida como “Contact Shield”, a tecnologia se aproxima do recurso desenvolvido em conjunto pela Apple e Google e é mais uma alternativa para desenvolver aplicativos para monitorar e combater o avanço da pandemia no mundo.

Silenciosamente, o Contact Shield começou a ser disponibilizado aos donos de celulares da Huawei por meio de uma atualização para o HMS Core 4.1.0.301, uma espécie de Google Play Services da marca. Segundo as notas de atualização, a tecnologia “fornece recursos fundamentais para ajudar a minimizar a propagação da COVID-19”.

A API de rastreamento de contato da Huawei traz semelhanças com a tecnologia da Apple e do Google. Assim como o recurso das empresas americanas, o Contact Shield realiza o monitoramento via Bluetooth. A inovação ainda segue os padrões do protocolo DP-3T (Decentralized Privacy-Preserving Proximity Tracing) e é compatível com outras soluções.

Huawei: atualização no HMS Core leva Contact Shield a celulares da marca (Foto: Reprodução/XDA-Developers)

A Huawei também revelou detalhes sobre o uso de dados no recurso. Segundo a marca chinesa, além de anônimos, as informações são armazenadas somente por 14 dias e são excluídas do dispositivo caso o app seja desinstalado.

Nenhuma informação pessoal ou de localização serão armazenadas pelo recurso. Em relação ao upload de dados, os usuários poderão escolher se serão enviados ou não à nuvem (cloud).

A ativação da ferramenta é opcional. Além disso, somente desenvolvedores previamente autorizados pelos governos poderão desenvolver aplicativos com a API. “A Huawei assinará um contrato de serviço adicional informando os requisitos de proteção de privacidade do usuário com os desenvolvedores qualificados”, explica a companhia.

O Contact Shield está disponível para proprietários de celulares da Huawei com HMS Core a partir da versão 4.1.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados