Among Us e mais apps de iPhone estarão em Macs com Apple Silicon

Apps para iPhone e iPad rodarão em Macs com Apple Silicon; programas feitos para processadores Intel usarão Rosetta 2

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
HBO Max e Among Us rodando no Mac (Imagem: Reprodução/Apple)

HBO Max e Among Us rodando no Mac (Imagem: Reprodução/Apple)

Com a transição da Apple para chips próprios, fica a pergunta: como o software atual vai rodar em Macs com arquitetura ARM? Os programas feitos para processadores Intel usarão a tecnologia Rosetta 2, mas alguns deles ganharão versões nativas, incluindo o Adobe Photoshop. Além disso, apps para iPhone e iPad rodarão no computador, incluindo Among Us e HBO Max.

A Apple disse nesta terça-feira (10) que todos os programas nativos do macOS são universais, ou seja, rodam de forma nativa tanto em processadores Intel como em seu chip próprio, o Apple M1.

Será possível distribuir apps universais: isso significa que eles rodam tanto em Apple Silicon como em chips da Intel. A Adobe vai lançar uma versão universal do Lightroom na semana que vem; enquanto isso será feito para o Photoshop no início de 2021.

Apps do iPhone e iPad rodam no Mac

Hopscotch para iPad rodando no Mac (Imagem: Reprodução/Apple)

Hopscotch para iPad rodando no Mac (Imagem: Reprodução/Apple)

Além disso, desenvolvedores poderão colocar seus apps de iOS na Mac App Store para rodarem em notebooks e desktops. Isso é algo opcional, e sabemos que o jogo do momento Among Us e o serviço de streaming HBO Max vão oferecer seus aplicativos de iPad para o macOS. Outros títulos, como Hopscotch, GOAT e Kitchen Stories, também estarão disponíveis.

No entanto, não é todo mundo que vai adotar essa solução: não espere ver apps como Gmail, Instagram e WhatsApp migrarem do iOS para o macOS. Amazon Prime Video, Disney+ e jogos como Candy Crush e Real Racing 3 não devem dar as caras, pelo menos não por enquanto.

Se um programa não for adaptado para o Apple Silicon, ele rodará por emulação através do Rosetta 2. Mas, claro, a Apple recomenda que os programas sejam atualizados para aproveitar o maior desempenho do chip M1; várias empresas fizeram exatamente isso, como no caso do jogo Baldur’s Gate 3 e do Cinema 4D, software de modelagem 3D.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados