Google confirma bug que trava aba do navegador durante buscas

Falha em "Intervalo Personalizado" faz aba do Google travar no Chrome, Microsoft Edge e Firefox, seja no Windows 10 ou no macOS

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Uma falha muito estranha está acontecendo com o Google: se você usa o recurso “intervalo personalizado” durante uma busca, a aba do navegador vai travar, seja no PC, Mac ou celular. A empresa confirmou o problema e diz que vai resolvê-lo em breve; ela também dá uma alternativa para que usuários não precisem recorrer a concorrentes como o Bing.

Busca do Google (Imagem: Pixabay)

Busca do Google (Imagem: Pixabay)

É possível restringir suas buscas no Google a um intervalo de tempo específico: pode ser na última hora, 24 horas, semana, mês ou ano. Também dá para escolher as datas inicial e final para seus resultados – o bug está precisamente aí.

“Estamos cientes de que usar a opção ‘Intervalo personalizado’ para restringir os resultados da pesquisa por data pode fazer com que a aba do navegador congele”, escreve a conta oficial Google Search Liaison no Twitter.

Falha na busca do Google trava aba do browser

O Tecnoblog fez o teste no Chrome, Microsoft Edge e Firefox no Windows 10 e macOS Big Sur, assim como no Safari. Em todos os casos, a aba trava e, depois de algum tempo, o navegador pergunta se você quer encerrar o processo.

Bug na busca trava aba do navegador (Imagem: Reprodução/Google)

Bug na busca trava aba do navegador (Imagem: Reprodução/Google)

No iPhone e Android, a opção “intervalo personalizado” não aparece na busca pelo site mobile do Google. É possível forçar o navegador a carregar a versão para desktop; neste caso, ocorre o mesmo bug que trava a aba. Trata-se de um erro bem estranho, e o Google promete “resolver isso em breve”.

Enquanto isso, se você realmente precisar definir uma data inicial e/ou final para os resultados de busca, pode usar os comandos “before:” e “after:” para tanto, usando o formato AAAA-MM-DD (ano, mês, dia). Por exemplo, para encontrar os posts do Tecnoblog de 2020, você pode buscar por “tecnoblog after:2020-01-01 before:2021-01-01”.

Claro, também dá para usar alternativas como o Bing, que oferece o recurso de intervalo personalizado. Isso não está disponível no DuckDuckGo, que dá apenas a opção de ver resultados das últimas 24 horas, semana, mês ou ano.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados