Início / Notícias / Celular /

Patente da Apple mostra iPhone com porta MagSafe para carregar bateria

Apple pode abrir caminho para aposentar a conexão Lightning e adotar apenas o MagSafe no iPhone

Por

A Apple parece estar disposta a popularizar o uso do MagSafe em seus próximos produtos. Um registro apresentado ao órgão responsável por patentes nos EUA (USPTO) mostra um possível iPhone com porta MagSafe para alimentação. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (3) e sugerem que a empresa está abrindo caminho para aposentar a conexão Lightning, que é bem antiga.

Patente de carregador Apple MagSafe (Imagem: Reprodução/USPTO)

Patente de carregador Apple MagSafe (Imagem: Reprodução/USPTO)

Na documentação, a Apple apresenta um carregador de três pinos semelhante ao de MacBooks anteriores. Além da versão com pinos redondos, a empresa revela outro modelo com superfície plana.

O dispositivo que recebe a carga não está identificado como iPhone, mas as imagens, outra vez, sugerem ser um iPhone: note as laterais achatadas que a marca voltou a adotar na linha iPhone 12 e o local de contato do MagSafe.

No futuro, a Apple pode mudar a estratégia do MagSafe‌ atual (na traseira do dispositivo) para acessórios e bateria externa, especialmente. Ao fazer isso, ela pode substituir a conexão Lightning pelo MagSafe‌ na parte inferior do telefone.

Patente de carregador Apple MagSafe (Imagem: Reprodução/USPTO)

Patente de carregador Apple MagSafe (Imagem: Reprodução/USPTO)

Apple não deve adotar a conexão USB-C nos iPhones

Tudo indica que a marca não deve adotar o USB-C nos iPhones tão cedo, mesmo aposentando o Lightning, acredita o analista Ming-Chi Kuo. Ao inserir o USB-C em seus telefones, a Apple pode prejudicar o programa de acessórios exclusivos Made for iPhone (MFi), que é lucrativo atualmente.

A patente divulgada hoje vai ao encontro da análise de Kuo: “se o iPhone abandonar o Lightning no futuro, ele pode adotar diretamente o design sem porta para alimentação e ficar apenas com suporte MagSafe”, afirmou anteriormente. Ele ainda cita um possível problema de impermeabilização da conexão usada nos aparelhos Android: “a especificação à prova d’água [do USB-C] é inferior à Lightning e MagSafe”, finaliza.

Com informações: MacRumors e iMore