Samsung e Mastercard preparam cartão com leitor de digitais

Cartão com bandeira Mastercard será emitido como Samsung Card e deve ser lançado apenas no final de 2021, na Coreia do Sul

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Cartão com biometria da Mastercard (Imagem: divulgação/Mastercard)
Cartão com biometria da Mastercard, apresentado em 2017 (Imagem: divulgação/Mastercard)

A Samsung firmou parceria com a Mastercard para criar um cartão capaz de ler a digital do usuário no momento da compra em lojas físicas. O objetivo é aumentar ainda mais o distanciamento já permitido com a ajuda do pagamento por aproximação, já que a senha no teclado numérico é substituída pela digital do titular.

Por mais inovadora que possa parecer, o fruto da colaboração entre as duas empresas não é completamente novo. A própria Mastercard já apresentou uma solução muito parecida em abril de 2017, quando mostrou ao mundo um cartão com leitor de impressões digitais embutido no próprio plástico. No teste realizado, o cartão é inserido no local para chip e a senha acaba sendo substituída pela digital.

Samsung Card é a emissora deste novo cartão

No novo produto, os chips responsáveis pela autenticação do titular do cartão são desenvolvidos pela Samsung e a promessa é de aceitação do formato em qualquer maquininha pronta para receber o pagamento sem dinheiro vivo. Além de permitir o distanciamento do usuário por deixar de lado a senha no teclado numérico, o projeto também garante maior segurança na transação com a identificação biométrica – diminuindo assim a possibilidade de fraude.

Outro ponto interessante para diferenciar este do projeto anterior, está na capacidade de pagamento por aproximação. A solução é mais moderna, alinhada com cartões oferecidos pelo mercado e deixa de lado a inserção do chip do cartão na máquina presente no ponto de venda.

Neste produto para 2021, enquanto a bandeira é a Mastercard, a emissora do cartão é a Samsung dentro do programa Samsung Card – resposta da empresa coreana para o Apple Card. Ele é diferente do que acontece no Brasil com o cartão de crédito da empresa, emitido em parceria com o banco Itaú e gerido por um aplicativo dedicado – com interface muito semelhante ao que existe nos apps Itaucard e Credicard.

“Temos experiência em big data, e definimos o padrão de transformação digital e sistemas de detecção de fraude no mercado nacional. Aproveitando esses conhecimentos, oferecemos uma solução poderosa para aprimorar as experiências em estreita parceria com a Samsung e Mastercard”, diz Hanjoo Yoon, vice-presidente de planejamento e comunicação para o Samsung Card.

Por enquanto o plano da Samsung envolve o lançamento apenas dentro de seu país natal, na Coreia do Sul. Com previsão de começar a aparecer nas mãos das pessoas a partir do final de 2021, inicialmente em contas corporativas com maior quantidade de transações internacionais.

Com informações: Business Wire.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados