Google Docs e Drive dão erro ao criar, copiar e converter documentos

Falha no Google Drive impede criar novos documentos no Google Docs, copiar arquivos e converter textos do Microsoft Word

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Docs não converte documento do Word (Imagem: Reprodução)
Google Docs não converte documento do Word (Imagem: Reprodução)

Uma falha no Google Drive está afetando usuários de todo o mundo nesta segunda-feira (12): é quase impossível criar novos documentos no Google Docs, copiar textos já existentes para outro arquivo, ou até mesmo converter itens do Microsoft Word. O mesmo problema ocorre com apresentações do Google Slides e PowerPoint.

Falhas no Google Docs

O Tecnoblog constatou que, ao tentar criar um novo documento ou apresentação, surge a seguinte mensagem no computador: “o Documentos Google encontrou um erro. Tente recarregar esta página ou voltar novamente em alguns minutos.” Isso vem aparecendo há algumas horas.

É possível abrir documentos já existentes; no entanto, se você tentar copiá-los para um novo arquivo, vai se deparar com o mesmo aviso.

Documentos Google encontrou um erro (Imagem: Reprodução)

Documentos Google encontrou um erro (Imagem: Reprodução)

E se você fizer upload de um texto no Microsoft Word para convertê-lo em Google Docs, provavelmente não terá sucesso: “há algo errado, não foi possível salvar seu arquivo como Documentos Google”; ou “é necessário estar online para salvar como Documentos Google” – mesmo que sua conexão à internet esteja funcionando.

Em nossos testes, não tivemos problema em criar planilhas do Google Sheets nem formulários do Google Forms.

Google confirma problema no Docs e Drive

No entanto, o painel de status do Google Workspace alerta que o Drive, Docs, Sheets e Slides podem apresentar falhas. Às 11h40 (horário de Brasília), a empresa explicou:

Nossa equipe ainda está investigando o problema. Forneceremos uma atualização até 12/04/21 13:00 com mais informações. Obrigado por sua paciência. Os usuários afetados conseguem acessar o serviço, mas veem mensagens de erro, latência alta e/ou outro comportamento inesperado.

No DownDetector, as queixas vêm se acumulando desde cerca de 9h30 da manhã. Às 12h26, o painel de status avisou que o serviço “já foi restaurado para alguns usuários e esperamos uma resolução para todos os usuários em breve”.

Drive e Docs estão fora do ar, avisa Google (Imagem: Reprodução)

Drive e Docs estão fora do ar, avisa Google (Imagem: Reprodução)

Atualizado às 13h10

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados