PagSeguro e PagBank têm falha no saldo e em vendas para vários clientes

Problemas no PagSeguro e PagBank incluem vendas que não caem na conta, saldo zerado e atendimento que demora a responder

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses
PagBank do PagSeguro (Imagem: Divulgação)
PagBank do PagSeguro (Imagem: Divulgação)

Usuários do PagSeguro e PagBank se queixam de problemas desde o final de semana: vendas feitas através de máquina de cartão – como a Moderninha e Minizinha – não caem na conta, o saldo parece estar incorreto, e diversas transações ficam “em processamento”, incluindo Pix. O atendimento ao cliente também demora a responder. As falhas permanecem nesta segunda-feira (19), mas a empresa promete que tudo será resolvido “nas próximas horas”.

PagSeguro caiu ou está fora do ar?

“Alguns sistemas do PagSeguro PagBank estão passando por instabilidades técnicas e isto pode afetar o uso do saldo da conta ou as vendas via internet”, explica a empresa em comunicado ao Tecnoblog.

Ela garante que “as vendas nas maquininhas estão funcionando normalmente e o vendedor pode consultar o status das transações no relatório de vendas na própria maquininha”. No entanto, pode haver “lentidão” para o vendedor usar o saldo, ou “atraso” na aprovação das transações de e-commerce.

Em seu posicionamento oficial, o PagSeguro pede desculpas e promete que, com seus times trabalhando para restabelecer os serviços, a situação será normalizada “nas próximas horas”. No Twitter, a empresa diz que “no decorrer do dia você poderá visualizar o seu saldo e utilizar todos os recursos normalmente”.

O que não funciona no PagSeguro e PagBank hoje

As queixas já vinham se acumulando no Twitter e no DownDetector há alguns dias, e a quantidade de reclamações continua a aumentar.

Um usuário relata no DownDetector que, inicialmente, o app do PagBank não conseguia carregar o saldo; agora, ele diz que a conta está zerada. “Não estou tendo como honrar compromissos com fornecedores, contas, funcionários e até minhas necessidades pessoais desde ontem às 6h45”, ele reclama.

Enquanto isso, um motorista de aplicativo afirma: “as corridas de ontem feitas usando a máquina de cartão foram aprovadas mais não foram depositadas, nem a data pra depósito aparece”.

Esse tipo de queixa é recorrente: “minhas vendas feitas no sábado, domingo e hoje não caíram na conta até agora”, diz um dos usuários afetados. Algumas pessoas até conseguem ver o saldo, mas não podem fazer transferências via TED ou Pix, só receber dinheiro.

PagSeguro Moderninha Smart (Imagem: Divulgação)
PagSeguro Moderninha Smart (Imagem: Divulgação)

O problema afeta quem usa a maquininha de cartão, assim como quem implementa o PagSeguro como forma de pagamento em lojas online: “clientes não conseguem realizar compras no site, pois a integração está indisponível”, conta um usuário do DownDetector.

Atendimento é difícil no PagSeguro e PagBank

Outro deles explica: “vendi bastante coisa ontem e só aparece que está em processamento; ligo lá e ninguém fala o que está acontecendo”.

Essa é outra dor de cabeça bastante comum: o atendimento ao cliente não presta esclarecimentos. “Estou tentando falar no chat desde ontem e ninguém responde”, afirma um dos relatos. É possível entrar em contato através do aplicativo; o telefone 3004-6000 parou de atender hoje à tarde.

Alguns sugerem abrir uma reclamação com o Banco Central, o que pode ser difícil: “precisa ter o protocolo de atendimento no PagSeguro, o que é impossível de ter quando eles não atendem em nenhum canal”, explica um cliente no DownDetector.

Reclamações contra PagSeguro no DownDetector (Imagem: Reprodução)
Reclamações contra PagSeguro no DownDetector (Imagem: Reprodução)

Atualizado às 16h25 com posicionamento do PagSeguro

Receba mais sobre PagSeguro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados