Interface do Steam Deck vai substituir modo Big Picture no PC

Valve pretende descontinuar o Big Picture do PC e levar a interface do SteamOS à versão para desktop do Steam em breve

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)

O modo Big Picure do Steam vai deixar de existir e será substituído pela interface do Steam Deck, mesmo no aplicativo para desktop da plataforma. A informação foi divulgada no fórum da comunidade do Steam, na última terça-feira (20), por um funcionário da Valve conhecido como “austinp_valve”. No entanto, ainda não há previsão para a mudança acontecer.

Disponível desde 2012, o modo Big Picture do Steam é uma forma de usar a plataforma no PC como um console. Ao ativar o modo, a plataforma ganha uma nova interface mais parecida com a de um videogame e ocupa a tela inteira do monitor. Assim, fica mais fácil navegar pelos jogos usando um controle em vez do mouse.

O visual do Big Picture também foi usado como base para desenvolver o SteamOS, o sistema operacional baseado em Linux do Steam Deck. Segundo a Valve, o PC portátil vai rodar uma nova versão do sistema — o SteamOS 3.0 —, que terá a interface reformulada. É justo a empresa querer atualizar o Big Picture, afinal o modo é tão antigo que ainda funciona em PCs com Windows Vista.

Interface do SteamOS 3.0 (Imagem: Divulgação/Valve)

Interface do SteamOS 3.0 (Imagem: Divulgação/Valve)

Big Picture deve ficar mais minimalista no desktop

A nova interface do Big Picture promete ser mais minimalista, com poucos textos na tela e fotos maiores dos jogos da biblioteca do Steam. Além disso, os menus devem ficar centralizados em um único lugar, acessado pelo botão “Opções” dos controles. Vale mencionar que a versão de PC da plataforma é compatível com qualquer joystick que funciona em Windows.

Por enquanto, a Valve não informou uma data de lançamento para o novo Big Picture. O Steam Deck, por outro lado, chega em dezembro deste ano já com o SteamOS 3.0 instalado. Por isso, é provável que a empresa não demore muito para levar a interface do sistema do PC portátil ao desktop.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados