Nintendo está caçando vídeos de emulação de Switch no Steam Deck

Modificações do Steam Deck permitem rodar emulação de Nintendo Switch no aparelho - e claro que a Nintendo não está feliz com isso

Felipe Vinha
Por

Ao que parece, a Nintendo está de olho em quem tem usado o Steam Deck para emular o Switch, seu atual console. O youtuber Phawx publicou um vídeo demonstrando exatamente isso e teve sua publicação derrubada pela Nintendo, a pedido da empresa, como mostra um print divulgado no fórum Resetera.

A Nintendo já é conhecida por ter uma prática antiga de pedir a derrubada de vídeos envolvendo suas marcas registradas do YouTube, mas a empresa vinha reduzido a intensidade destas ações. Ao que parece, a preocupação agora é com a emulação no Steam Deck.

O Steam Deck nada mais é que um computador portátil bem poderoso, capaz de rodar jogos de PC que estão no Steam. Se modificado ele também possivelmente pode rodar emuladores da maioria dos consoles atuais, incluindo Switch, que possui emuladores bem funcionais e competentes no que fazem.

Some isso ao fato de que Steam Deck parece o Switch por si só. Ele tem toda a estrutura física montada de forma similar ao Nintendo Switch, em seu modelo portátil e sem ligar na TV, por isso deve ser ainda mais convidativo emular o console por lá.

YouTuber teve vídeo bloqueado pela Nintendo após divulgar emulação no Steam Deck (Imagem: Reprodução)

A Nintendo vai continuar?

Por ora os relatos de que a Nintendo está derrubando conteúdo são poucos, mas ela parece estar com o radar ativo para novas modificações que envolvam o Steam Deck e o Nintendo Switch. Se pretende fazer algo parecido, saiba que pode dar ruim.

Quando um canal tem um vídeo derrubado ele pode perder um pouco de projeção no algoritmo do YouTube e ainda receber outras sanções e penalizações, dependendo do caso.

A Valve também parece não estar preocupada em frear emulação em seu aparelho, ainda que não incentive tais atos com o Steam Deck.

Com informações: Exputer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados