Quais os limites do Steam Deck? YouTuber coloca 32 GB de RAM no console

Upgrade no console da Steam exigiu habilidade já que memória RAM do dispositivo é soldada; YouTuber ainda trocou o módulo Wi-Fi de outro Steam Deck

Felipe Freitas
Por
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam Deck recebeu um upgrade para ficar com o dobro de memória. Imagem ilustrativa (Imagem: Divulgação/Valve)

Fazer uma atualização em um desktop não é uma tarefa complicada, basta espaço no gabinete (estou falando de você, RTX 4090) e um pouco de conhecimento de computação. A dificuldade é fazer o mesmo no Steam Deck, um console de mão na qual boa parte dos componentes são soldados. Pois um YouTuber conseguiu trocar os chip de memória RAM do dispositivo e até módulo Wi-Fi.

O upgrade foi feito pelo YouTuber dosdude1, dono de um canal na plataforma onde ele realiza diversas modificações trabalhosas de fazer, já que trabalhar com componentes soldados é difícil. No caso desse Steam Deck, a memória RAM de 16 GB foi aumentada para 32 GB — tanto os velhos quanto os novos chips são do tipo LPDDR5.

16 GB de memória RAM é a capacidade máxima vendida pela Steam. Se você perguntou “ué, não é mais prático comprar o console já com 32 GB?”, espero ter te respondido.

Steam Deck modificado com 32 GB usou quatro chips

Para fazer o upgrade da memória RAM, dosdude1 utilizou quatro chips de memória de 8 GB. O entusiasta de modificações techs utilizou componentes fabricados pela Samsung e que ele comprou no AliExpress — se você é brasileiro e tem um Steam Deck, pode tentar também.

A partir dos 4 minutos de vídeo, dosdude1 começa a remoção dos quatro chips de 4 GB que vêm no Steam Deck. Ele utiliza uma placa de pré-aquecimento para “dessoldar” a memória do circuito e, em seguida, realiza algumas etapas de limpeza do slot da memória.

Depois de “só” soldar os chips novos, dosdude1 teve que instalar a sua BIOS modificada para o Steam Deck reconhecer a nova quantidade de memória RAM.

Essa modificação foi feita no Steam Deck de um amigo do dosdude1. No X/Twitter, o YouTuber revelou que quando teve o console, ele trocou o módulo Wi-Fi AzureWave AW-CM421F de fábrica por… um Intel AX200D2WL com WiFi 6. Motivo? “Eu tinha sobrando”, contou o YouTuber.

Receba mais sobre Steam Deck na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados