Notícias Aplicativos e Software

WhatsApp lança recurso que permite arquivar mensagens para sempre

Função que mantém conversas arquivadas após o recebimento de novas mensagens estava em testes no WhatsApp Beta e chega agora ao app principal

Ana Marques
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O WhatsApp está levando a todos os usuários o recurso que permite arquivar mensagens para sempre. A funcionalidade já estava em testes no WhatsApp Beta, e agora começa a ser liberada para toda a base do mensageiro. A novidade é válida por padrão, ou seja, as conversas colocadas no arquivo não voltam à tela principal do app quando há uma nova mensagem, a menos que você as desarquive manualmente ou mude as configurações.

WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Segundo o WhatsApp, a configuração pretende facilitar a organização da sua caixa de entrada, priorizando mensagens importantes e escondendo conversas que podem atrapalhar o seu dia a dia. Vale lembrar que o app não envia notificações para conversas arquivadas, a menos que alguém mencione você ou responda diretamente a uma mensagem sua.

A nova configuração é fruto do feedback de usuários, que há tempos pediam que conversas arquivadas permanecessem escondidas, mesmo após o recebimento de novas mensagens. Desde maio, quem tem o WhatsApp Beta para Android já podia testar o novo arquivo — o WhatsApp Beta no iPhone recebeu o recurso em junho.

“Sabemos que nem tudo precisa estar sempre à frente e no centro para você. Queremos ter certeza de que o WhatsApp permaneça um lugar privado e seguro onde você pode falar com as pessoas que são mais importantes para você e onde você controla suas mensagens”, afirmou o mensageiro em um comunicado à imprensa.

Voltando à configuração antiga para desarquivar conversas

Apesar de o novo recurso se tornar a configuração padrão para mensagens arquivadas, usuários ainda podem voltar ao método antigo, que desarquiva uma conversa quando há uma nova mensagem.

Para isso, você deve seguir os passos abaixo:

  1. Vá à aba “Conversas”;
  2. Toque no menu representado por três pontos;
  3. Entre em Configurações;
  4. Toque em “Conversas”.
  5. Por fim, basta desativar a opção “Manter conversas arquivadas”.

Com informações: WhatsApp.

Ana Marques

Editora-assistente

Ana Marques é jornalista e trabalha com tecnologia há 6 anos. Formada pela UFRJ, já passou pelo TechTudo (Globo) e pelo hub de conteúdo do Zoom, onde cobriu eventos nacionais e internacionais, analisando celulares, fones e outros eletrônicos. Em 2019, iniciou a coluna semanal "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Antes disso tudo, cursou Farmácia e fundou uma banda de rock.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque