Notícias Internet

Google Sheets vai ganhar sugestões para fórmulas em planilhas

Novo recurso do Google Sheets (Planilhas) analisa dados inseridos em planilhas e sugere fórmulas para somar, subtrair e mais

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Google Sheet (Planilhas) recebeu uma nova função que sugere fórmulas aos usuários com base nos dados do documento. Anunciado pelo Google nesta quarta-feira (25), o recurso visa facilitar a construção de planilhas ao indicar funções para somar, subtrair, entre outras operações, depois de digitar “=” em uma célula. A novidade está sendo liberada gradualmente a todos os usuários da plataforma.

Google Planilhas (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Planilhas (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

A ferramenta ajuda na hora de trabalhar com as planilhas da suíte de produtividade do Google. Em um exemplo, a companhia mostrou um documento com rendimentos de dois trimestres, separado em quatro colunas. Ao digitar “=” nas células que correspondem à linha “Total”, o recurso sugeriu a função “SUM” para somar os valores listados acima. O mesmo aconteceu na opção que mostra a diferença entre os períodos.

“Agora você verá sugestões em linha, sequenciais e baseadas no contexto para fórmulas e funções ao trabalhar com dados no Planilhas Google”, anunciaram. “As sugestões de fórmulas tornarão mais fácil escrever novas fórmulas com precisão e ajudarão a tornar a análise de dados mais rápida e fácil”.

Google Sheets dá sugestão de fórmulas em planilhas (Imagem: Reprodução/Google)
Google Sheets dá sugestão de fórmulas em planilhas (Imagem: Reprodução/Google)

Sugestões são baseadas em dados do Google Sheets

A solução utiliza tanto os rótulos quanto os cabeçalhos da planilha na hora de indicar as fórmulas. Ao The Verge, o Google explicou que a ferramenta analisa o contexto das informações inseridas na planilha para fazer as sugestões. Ainda de acordo com a companhia, tudo isso é possível graças a um modelo de machine learning (ML) treinado com dados anônimos de certas planilhas.

A nova função do Google Planilha já vem habilitada por padrão. Mas, caso queira desativá-la, o usuário só precisa acessar o menu “Ferramentas” e depois clicar em “Ativar sugestões de fórmulas” (em tradução livre). Também é possível alterar a definição pelo menu de três pontinhos que aparece próximo à sugestão.

O recurso começou a ser liberado nesta quarta-feira (25) e deve levar quinze dias para chegar a todos os usuários. O Google informa que as sugestões estão disponíveis para assinantes do Google Workspace e G Suite. Também é possível utilizar a novidade através de contas gratuitas do Gmail.

Com informações: Google Workspace Updates e The Verge

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.