Google promete melhorar sugestões de pesquisa no Chrome

Navegador ganha recomendações com mais imagens e baseadas no que outros usuários procuram. Recurso passa a funcionar também no modo anônimo.

Giovanni Santa Rosa
Por
Ilustração com a marca do Google Chrome
Após recursos de IA, Chrome vai receber melhorias nas sugestões de busca (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google anunciou três mudanças para tornar as sugestões de pesquisa do Chrome mais úteis. A partir de agora, elas trarão assuntos relacionados e mais imagens, indo além do autocompletar. Além disso, as recomendações vão depender menos da internet, funcionando mesmo quando a internet está ruim.

A primeira mudança é incluir sugestões baseadas no que outras pessoas procuram. Esta novidade só funciona na versão de desktop, e o usuário precisa estar logado em sua conta do Google.

Nova aba do Chrome com sugestões de busca
Ao abrir nova aba, Chrome dará sugestões com base em buscas anteriores (Imagem: Divulgação / Google)

No exemplo dado pela empresa, se você buscou recentemente por “japchae”, ao abrir uma nova aba, o Chrome poderá sugerir outros pratos da culinária coreana. Além disso, termos que estão com alto volume de buscas podem aparecer.

No Android e no iOS, o Chrome também vai passar a mostrar mais imagens de produtos nas sugestões da busca, logo abaixo da barra de endereços.

Atualmente, elas aparecem apenas quando existe uma imagem relacionada ao produto exato que você digitou. A partir de agora, quando houver sugestões de produtos que completem o que você está digitando, as imagens também já aparecerão na lista.

Barra de endereços do Chrome para Android com várias imagens na lista de sugestões
No Android e no iOS, Chrome vai mostrar mais imagens nas sugestões (Imagem: Divulgação / Google)

Por fim, o Google melhorou as capacidades offline do Chrome para Android e iOS. Com isso, as sugestões de busca aparecem mesmo quando a conexão está ruim. Elas também vão funcionar no modo anônimo, sem precisar trocar dados com os servidores da empresa para receber as recomendações.

Chrome também tem recursos de IA a caminho

Antes das melhorias nas sugestões de busca, o Google anunciou novidades envolvendo inteligência artificial.

Um desses recursos é a organização automática de abas, agrupando as que têm assuntos parecidos. Outro é o “Help me write”, que usa o modelo Gemini para ajudar o usuário a escrever, transformando pedidos ou perguntas simples em textos.

Esses recursos com IA, porém, ainda não estão disponíveis no Brasil.

Com informações: Google, TechCrunch

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados