Como cadastrar um e-mail de login no WhatsApp para aumentar a segurança da conta

Nova ferramenta do WhatsApp permite adicionar um endereço de e-mail como forma de recuperação de conta, caso esqueça seu PIN de acesso

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Cadastrar um e-mail de login no WhatsApp é a forma de associar um endereço de e-mail específico à sua conta do mensageiro como meio alternativo de acesso e recuperação de conta.

O WhatsApp usa, tradicionalmente, o número de telefone como identificador principal para acessar a plataforma. No entanto, o app também oferece a opção de associar um e-mail como forma adicional de autenticação.

Essa funcionalidade adiciona uma camada extra de segurança e conveniência para os usuários, permitindo fazer login em sua conta com número de telefone ou pelo endereço de e-mail cadastrado.

A seguir, saiba como cadastrar um e-mail de login no WhatsApp no Android ou iPhone:

Como cadastrar e-mail no WhatsApp pelo Android

1. Acesse as configurações do WhatsApp

Abra o aplicativo do WhatsApp no celular Android e toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela. Depois, selecione a opção “Configurações”.

Capturas de tela do aplicativo WhatsApp indicam como acessar as "Configurações"

2. Toque em “Conta” para adicionar o e-mail ao WhatsApp

Toque na opção “Conta” para ver mais recursos da sua conta no WhatsApp. Entre elas, ter o e-mail como forma alternativa de login.

Captura de tela do aplicativo WhatsApp indica como acessar a opção "Contas"

3. Toque em “Endereço de e-mail” do WhatsApp

Toque na opção “Endereço de e-mail” para cadastrar seu e-mail de contato no WhatsApp. Digite o endereço do seu e-mail e toque no botão verde “Avançar”. Então, aguarde chegar o e-mail com o código de confirmação.

Capturas de tela do aplicativo WhatsApp indicam como acessar e cadastrar um Endereço de E-mail

4. Digite o código do WhatsApp enviado por e-mail

Após receber o e-mail do WhatsApp, digite o código de seis dígitos no app. Por fim, toque no botão verde “Confirmar”, no canto inferior da tela, para concluir o processo e ter o e-mail como opção de login no WhatsApp.

Capturas de tela do aplicativo WhatsApp indicam como inserir o código de confirmação de Endereço de E-mail

Como cadastrar e-mail no WhatsApp pelo iPhone

1. Abra as configurações do WhatsApp

Abra o aplicativo do WhatsApp no seu iPhone e toque em “Configurações”, ícone de engrenagem no canto inferior direito da tela, para ver mais recursos do app.

Captura de tela do aplicativo WhatsApp indica como acessar as "Configurações"

2. Toque em “Conta” para ver mais detalhes do WhatsApp

Toque na opção “Conta” para acessar mais opções da sua conta no aplicativo do WhatsApp.

Captura de tela do aplicativo WhatsApp indica como acessar a opção "Conta"

3. Toque em “Endereço de e-mail” do WhatsApp

Selecione a opção “Endereço de e-mail” para vincular seu e-mail à conta do WhatsApp. Digite o endereço de e-mail e toque no botão azul “Avançar”. Então, aguarde a chegada do código de confirmação no e-mail cadastrado.

Capturas de tela do aplicativo WhatsApp indicam como acessar e cadastrar o endereço de e-mail

4. Insira o código de confirmação de e-mail do WhatsApp

Após receber o e-mail do WhatsApp, digite o código de seis dígitos no aplicativo. Então, toque no botão azul “Confirmar”, na parte inferior da tela, para concluir o cadastro e ter o e-mail como opção de login do WhatsApp.

Capturas de tela do aplicativo WhatsApp indicam como inserir o código de confirmação de e-mail

Por que é importante cadastrar um e-mail no WhatsApp?

Cadastrar um e-mail no WhatsApp é mais uma forma de reforçar a segurança da sua conta e ter mais praticidade no dia a dia. Por exemplo, essa função permite recuperar o acesso caso você esqueça o seu PIN e protege contra acessos não autorizados.

Além do seu número de celular, você também terá um meio alternativo para fazer login. Assim, caso perca seu telefone, é possível acessar a conta em outro dispositivo usando o e-mail. Para mais, o recurso facilita o login quando estiver em áreas sem sinal de celular para receber SMS.

Posso usar só o e-mail para fazer login no WhatsApp?

Você não pode usar somente o e-mail para conseguir acessar sua conta no WhatsApp. O app ainda solicitará um número de celular ativo para fazer login por questões de segurança e verificação de identidade dos usuários.

Meu e-mail será exibido para meus contatos no WhatsApp?

O e-mail cadastrado no WhatsApp não será exibido para os seus contatos no mensageiro, mantendo a sua privacidade. O propósito do endereço de e-mail é ser um meio de acessar ou recuperar a sua conta no mensageiro.

Dá para cadastrar um e-mail no WhatsApp como autenticação em dois fatores (2FA)?

Você pode cadastrar um e-mail para usar a autenticação de dois fatores no WhatsApp. Lembrando que essa é outra forma de proteger sua conta do aplicativo da Meta, pois exige um código único além da sua senha de login.

É possível mudar meu PIN pelo endereço de e-mail no WhatsApp?

Você consegue alterar seu PIN do WhatsApp usando o e-mail cadastrado na autenticação de dois fatores. Vá em “Conta”, acesse a opção “Confirmação em duas etapas” e toque em “Esqueceu o PIN?”.

Toque em “Enviar e-mail” para receber um link para redefinir o PIN no e-mail cadastrado. Acesse seu e-mail e toque na opção “Confirmar”. Então, volte ao app do WhatsApp, toque novamente em “Esqueceu o PIN?” e selecione “Redefinir”.

Posso remover meu e-mail do WhatsApp?

Sim. Retorne ao menu “Endereço de e-mail” e toque no ícone de lápis ao lado do e-mail cadastrado. Toque no ícone de três pontos, no canto superior direito, selecione a opção “Remover e-mail” e confirme a ação tocando em “Remover”.

Capturas de tela do aplicativo WhatsApp indicam como remover o e-mail
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados