Steam bane jogos baseados em blockchain, NFT e criptomoedas da plataforma

As novas regras da Valve em relação a jogos em blockchain foram descobertas pelos criadores do jogo Age of Rust, removido do Steam nesta semana

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 5 meses
Steam (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam (Imagem: Divulgação/Valve)

A Valve decidiu remover todos os jogos do Steam baseados em tecnologias blockchain, assim como games com comércio de itens registrados como NFT e transações por criptomoedas. Essa nova regra foi incluída recentemente e sem aviso prévio no regulamento do Steamworks, plataforma na qual desenvolvedores independentes podem publicar seus jogos.

A mudança no regulamento do Steam foi descoberta pelos criadores do jogo Age of Rust, removido da loja na última quinta-feira (14) por usar as tecnologias proibidas. No game de aventura, os jogadores precisam solucionar quebra-cabeças cujas recompensas são NFTs — non-fungible tokens ou tokens não fungíveis, em português.

No perfil do twitter de Age of Rust, os desenvolvedores publicaram um comunicado aos fãs do jogo. Na mensagem, dividia em vários tweets, os criadores do game ficaram desapontados com a atitude do Steam. Logo abaixo você confere o texto postado na íntegra:

“Comunidade: há alguns minutos, fomos notificados que o Steam vai banir da plataforma todos os jogos baseados em blockchain, incluindo Age of Rust, porque NFTs têm valor real. Nos bastidores, nós fizemos uma boa comunicação e fomos francos com o Steam. Escolhemos ser sinceros sobre jogos em blockchain e NFTs. Como resultado, nós finalmente perdemos a batalha contra o Steam. Por mais que eu esteja desapontado pela remoção de Age of Rust, o problema é que os jogos em blockchain como um todos serão removidos. Isso é um revés para todos. No ponto de vista do Steam, os itens têm valor, e eles [a Valve] não permitem itens com valor real em sua plataforma”.

Desenvolvedores de Age of Rust, em tweets.

Valve ainda não comunicou a mudança ao público

Por enquanto, ainda existem diversos jogos no Steam que usam NFTs ou criptomoedas de alguma forma. No MMORPG gratuito Mir4, por exemplo, os jogadores podem ganhar criptomoedas. Mesmo com problemas de bots e hacks, além das tecnologias blockchain, o game ainda está disponível na plataforma até o momento de publicação deste artigo.

A Valve ainda não fez um pronunciamento oficial sobre a proibição de blockchain, NFT e cripmoedas no Steam. Na página de regulamentos e diretrizes do Steamworks, é possível ver uma nova regra, de número 13, que proíbe “aplicativos construídos em tecnologias blockchain que possam emitir ou permitir a troca de criptomoedas e NFTs”.

Com informações: NME.

Receba mais sobre Steam na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados