Windows 11 tem derrubado o desempenho de alguns SSDs NVMe

SSD NVMe com Windows 11 instalado chega a ser cinco vezes mais lento na gravação do que drive secundário; virtualização e drivers são possíveis causas

Giovanni Santa Rosa
Por
Computador com Windows 11 (Imagem: Windows/ Unsplash)

O Windows 11 chegou há dois meses, mas aparentemente a Microsoft ainda terá muito trabalho. Depois de problemas com processadores Ryzen, da AMD, agora é a vez de SSDs do tipo NVMe ficarem mais lentos no sistema.

Os relatos começaram a aparecer no Reddit e nos fóruns de suporte da Microsoft. Além disso, ferramentas de benchmarking para drives de PCs também mostram que o Windows 11 pode deixar as unidades de armazenamento muito mais lentas. Em uma das capturas de tela compartilhadas, a pontuação de gravação caiu de 1954 no Windows 10 para 1272 no 11.

Comparação de benchmark de SSD no Windows 10 (esquerda) e no Windows 11 (direita)
Comparação de benchmark de SSD no Windows 10 (esquerda) e no Windows 11 (direita) (Imagem: Reddit/MahtiDruidi)

Outro teste, que foi compartilhado no fórum de suporte da Microsoft, mostra que o problema acontece no drive em que o Windows está instalado. No SSD secundário, os resultados são mais próximos do esperado, chegando a serem cinco vezes maiores que no principal.

Testes de SSD principal (esquerda) e secundário (direita) do Windows 11
Testes de SSD principal (esquerda) e secundário (direita) do Windows 11 (Imagem: Fórum de Suporte da Microsoft/PleasedPen25317)

Problema vem desde o preview

O problema não é exatamente novo. Usuários vêm observando essa queda na performance desde quando o sistema ainda estava em preview. Mesmo assim, os bugs não foram corrigidos até agora. A build 22000.348 melhorou um pouco o quadro, mas não o suficiente.

Uma possível causa levantada pelos usuários é a virtualização, que o sistema usa por questões de segurança. Outra hipótese é um problema nos drivers fornecidos pela Microsoft. Um usuário diz que seu SSD Intel Optane 905P funciona como esperado — ele tem um driver próprio, feito pela empresa.

Windows 11 teve problema com processadores AMD

A queda de desempenho dos SSDs do tipo NVMe não foi o primeiro problema de hardware que a nova versão do Windows encontrou.

O sistema causou problemas de desempenho em chips Ryzen, da AMD. A primeira atualização, que foi liberada em outubro, chegou a piorar a situação, com latências de cache L3 três vezes maiores. Os bugs foram corrigidos depois de uma semana.

Com informações: XDA-Developers, Neowin.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados