Android 12 para Galaxy S21 foi pausado por falha no Google Play, diz Samsung

Samsung suspendeu a atualização do Android 12 com One UI 4 para o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra; update será retomado no futuro

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung deu explicações sobre a interrupção da atualização do Android 12 para o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra. Em um fórum da companhia nesta terça-feira (21), um representante da marca sul-coreana afirmou que a distribuição da nova versão do sistema com a interface One UI 4 foi suspensa devido a uma falha no Google Play. A fabricante, no entanto, não disse quando o processo de update será retomado.

O comunicado publicado por um moderador da comunidade da Samsung em coreano foi revelado pelo TizenHelp. De acordo com a nota, após a atualização para o Android 12 sob a One UI 4, uma falha causada por problemas de compatibilidade com o Google Play veio à tona em alguns dispositivos. Por isso, a atualização foi pausada.

A publicação ainda informa que o Google já está ciente e analisando o caso para dar fim às falhas na plataforma. O moderador também explicou que a companhia pretende disponibilizar o software após resolver os problemas e preparar contramedidas para manter a estabilidade do sistema. Mas a data de liberação não foi informada.

One UI 4 com Android 12 (Imagem: Divulgação/Samsung)
One UI 4 com Android 12 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Android 12: atualização para Galaxy S21 está suspensa

Donos do Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra do Brasil tiveram um grande motivo para comemorar no começo de dezembro. No dia 7, a Samsung começou a distribuir a One UI 4 à linha de celulares antes do esperado. Mas a alegria não durou muito tempo: cerca de duas semanas depois, a companhia retirou a atualização do ar, conforme foi revelado com exclusividade pelo Tecnoblog nesta terça-feira (21).

A suspensão atingiu aparelhos do Brasil e variantes de outras regiões, como os Estados Unidos e o Reino Unido. Além disso, as pistas da interrupção foram encontradas tanto em arquivos internos da Samsung, que são usados pelos celulares para verificar se há algum update disponível, quanto em publicações em redes sociais, como o Twitter e Reddit. Um dos relatos também foi publicado por um brasileiro no próprio fórum da fabricante, o Samsung Members.

Apesar da pausa, não havia informações oficiais a respeito até a tarde desta terça-feira (21). Mas diversas queixas sobre bugs na atualização do Android 12 para o Galaxy S21 circulavam pela internet. Entre as reclamações, estavam os relatos sobre instabilidade no Wi-Fi, travamento de aplicativos e até mesmo problemas na bateria.

Em resposta ao Tecnoblog nesta quinta-feira (23), a Samsung afirmou que está ciente do caso e que uma nova atualização estará disponível a todos em breve. “Recomendamos que os usuários baixem a versão atualizada assim que estiver disponível”, afirmaram.

Com informações: SamMobile e TizenHelp

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados