Android 12: Google exige novos celulares com estes recursos de emergência

Smartphones com Android 12 agora são obrigados a ter por padrão as mesmas opções de segurança, emergência e acessibilidade nos menus do sistema

Murilo Tunholi
Por
Serviços de emergência estão disponíveis por padrão no Android 12 (Imagem: Jonnica Hill/Unsplash)

Além de terem instalados aplicativos padrões do Google, como Chrome, YouTube e Maps, todos os celulares com Android 12, agora, devem incluir recursos de segurança e emergência no menu de configurações do sistema. Essa é a nova regra do Google Mobile Services (GMS), a qual deve ajudar a proteger usuários em casos de reações alérgicas, terremotos e mais.

Os recursos de emergência do Android 12 foram descobertos pelo usuário @MishaalRahman, que postou capturas de tela dos novos menus em seu Twitter. Na seção “Segurança e emergência”, é possível encontrar opções como “Informações médicas”, “Contatos de emergência”, “SOS de emergência”, além de serviços de localização e alerta de terremotos.

Alguns desses recursos já estavam disponíveis em celulares Android há muito tempo, porém eles passaram a ser obrigatórios na versão 12 do sistema do Google. Uma das opções que pode ser inédita para alguns usuários é o SOS de emergência, que permite ligar para um serviço de emergência rapidamente ao apertar cinco vezes no botão de bloqueio do aparelho.

Com essa nova regra, o GMS quer padronizar os serviços disponíveis no Android 12. Assim, os usuários não precisam mais depender das fabricantes ou instalar aplicativos terceirizados para terem acesso a recursos básicos de segurança e emergência.

Android 12 ajuda pessoas com deficiência visual

Além dos novos menus de emergência, o GMS agora exige que todos os smartphones com Android 12 também tenham opções para facilitar o uso do celular por pessoas com deficiências visuais. Essas opções ficam disponíveis no aplicativo Android Accessibility Suite e incluem recursos como TalkBack — narração, em português.

Em resumo, quando o TalkBack está ativado, o usuário recebe um retorno falado das imagens que estão sendo exibidas na tela. A narração pode ser usada ao segurar os botões de volume do celular por alguns segundos.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados