Início / Notícias / Gadgets /

AirPods Pro 2 pode ser primeiro fone da Apple sem perda de qualidade no áudio

AirPods Pro 2 deve ser anunciado no fim do ano com suporte ao formato Apple Lossless (ALAC) e melhorias no estojo de recarga

Por

O áudio lossless é uma das grandes estreias recentes do Apple Music. Apesar da novidade que melhora a qualidade das músicas, nenhum AirPods reproduz as mídias sem perda de qualidade, inclusive o AirPods Max. Mas a Apple pretende mudar esta realidade com o lançamento do AirPods Pro 2, segundo o analista Ming-Chi Kuo.

Apple AirPods Pro (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple AirPods Pro (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A previsão do analista foi revelada pelo 9to5Mac neste domingo (2). Em nota aos investidores, Kuo afirmou que a companhia deve lançar uma nova geração dos fones de ouvido sem fio no quatro trimestre de 2022. A grande novidade ficaria pelo suporte ao formato Apple Lossless (ALAC), que permitiria reproduzir áudios em alta qualidade.

A alteração, enfim, levaria o formato aos fones de ouvido sem fio da Apple. Conforme observado pelo The Verge, atualmente, todos os modelos da linha AirPods utilizam o formato Advanced Audio Codec (AAC) devido à limitação do Bluetooth. Dessa forma, para utilizar o lossless, é preciso recorrer a outros modelos com fio para ser usado em dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Apple AirPods Pro (Imagem: Paulo HIga/Tecnoblog)
Apple AirPods Pro (Imagem: Paulo HIga/Tecnoblog)

AirPods 2 pode ter suporte ao formato ALAC (lossless)

Mesmo assim, não está claro como a Apple levaria o ALAC ao AirPods Pro 2, ainda que a Qualcomm tenha uma solução para levar áudios com mais qualidade a fones sem fio. Em entrevista ao What Hi-Fi? na semana passada, o vice-presidente de acústica da Apple, Gary Geaves, se queixou das restrições do Bluetooth. Confira a fala do executivo sobre o uso da tecnologia em fones de ouvido na íntegra:

“Obviamente, a tecnologia sem fio é crítica para a entrega de conteúdo”, disse. “Mas também para coisas como a quantidade de latência que você obtém quando move a cabeça, e se for muito longo, entre você mover a cabeça e o som mudar ou permanecer estático, isso fará você se sentir muito mal, então temos que nos concentrar muito em aproveitar ao máximo a tecnologia Bluetooth, e há uma série de truques que podemos usar para maximizar ou contornar alguns dos os limites do Bluetooth. Mas é justo dizer que gostaríamos de mais largura de banda e… vou parar por aí. Queríamos mais largura de banda.”

Mas estas não seriam as únicas possíveis novidades do AirPods Pro 2. O analista ainda aponta que o estojo de recarga contaria com um alto-falante para emitir sons para que seja facilmente encontrado, assim como as AirTags, e ganhar novos recursos para saúde. “Estamos otimistas quanto à demanda por AirPods Pro 2 e estimamos que as remessas chegarão a valores entre 18 e 20 milhões de unidades em 2022”, afirmou.

Com informações: 9to5Mac, What Hi-Fi? e The Verge