Samsung anuncia TVs Neo QLED 2022 com taxa de atualização de até 144 Hz

Samsung apresenta novos recursos de televisões das linhas Neo QLED, Micro LED e Lifestyle para 2022 e novidades para o Tizen

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung anuncia novas televisões Neo QLED de 4K e 8K com taxa de atualização de até 144 Hz (Imagem: Divulgação)
Samsung anuncia novas televisões Neo QLED de 4K e 8K com taxa de atualização de até 144 Hz (Imagem: Divulgação)

Samsung anunciou, nesta segunda-feira (3), as novidades para as suas televisões de 2022. A começar pela família Neo QLED de 4K e 8K, as novas TVs contarão com taxa de atualização de até 144 Hz e recursos para incrementar o brilho da imagem. A companhia também apresentou novos modelos das linhas Micro LED e Lifestyle.

A Samsung vai levar a taxa de atualização variável de até 144 Hz, em vez da tradicional 120 Hz, para a linha Neo QLED. Além disso, as TVs da marca sul-coreana com também terão suporte ao AMD FreeSync Premium Pro. Assim como em monitores gamer, a tecnologia ajuda a combater o problema de “quebra de quadros”.

Outra melhoria fica pelo brilho. Com auxílio do processador Neo Quantum, as televisões Neo QLED de 4K e 8K ganharam um aumento no nível de gradação de brilho de 12 a 14 bits graças ao mapeamento de contraste avançado. “Isso permite que a TV controle sua iluminação em 16.384 etapas, quadruplicado em relação às 4.096 etapas anteriores”, afirmaram.

Os recursos de inteligência artificial também entram na receita. Através de um algoritmo que analisa a cena, a televisão é capaz de separar o objeto do plano de fundo para aumentar a profundidade da imagem. A televisão também é capaz de controlar o brilho e as cores da imagem de acordo com a iluminação do ambiente. 

Samsung revela novas TVs Micro LED na CES 2022 (Imagem: Divulgação)
Samsung revela novas TVs Micro LED na CES 2022 (Imagem: Divulgação)

Samsung revela TVs Micro LED e Lifestyle para 2022

As televisões Micro LED da marca sul-coreana também receberam melhorias. De acordo com a companhia, as TVs dessa linha contarão com três tamanhos que serão apresentados durante a CES 2022: 89 polegadas, 101 polegadas e 110 polegadas. Além disso, os modelos de 2022 não terão mais bordas ao redor do painel.

A Samsung implementou outras melhorias nos modelos de 2022. É o caso do suporte à escala de cinza de 20 bits, alteração que promete oferecer “o melhor controle com mais de 1 milhão de etapas de brilho e níveis de cor, proporcionando uma verdadeira experiência HDR”. As TVs ainda cobrem 100% das escalas DCI e Adobe RGB. 

Os demais destaques ficam pelo modo arte, que permite transformar a sala de estar em uma galeria, por exemplo. Os usuários também podem dividir a tela em quatro para exibir conteúdos de fontes diferentes em resolução 4K e até 120 quadros por segundo (qps). As TVs Micro LED ainda vêm com Dolby Atmos.

Televisões da linha Lifestyle ganham novos modelos em 2022 (Imagem: Divulgação)
Televisões da linha Lifestyle ganham novos modelos em 2022 (Imagem: Divulgação)

Além das Mini LED, a linha Lifestyle também será atualizada em 2022. A começar pela The Frame, conhecida por ter bordas que lembram um quadro, a Samsung vai oferecer modelos que medem de 32 polegadas até 85 polegadas. Já a linha The Serif, que tem uma proposta parecida, será oferecida com telas de 43 a 65 polegadas.

A família The Sero, conhecida por ter televisões que giram, vai ganhar novos modelos em 2022. “Um novo Matte Display com propriedades anti-reflexo, anti-reflexo e anti-impressão digital foi aplicado à The Frame, The Sero e The Serif, proporcionando uma das experiências de visualização mais agradáveis e confortáveis”, anunciaram.

A Samsung, no entanto, não informou o preço das televisões Neo QLED, Micro LED e Lifestyle. Também não se sabe quando os novos modelos serão lançados no Brasil.

Tizen ganha nova interface e novos recursos (Imagem: Divulgação)
Tizen ganha nova interface e novos recursos (Imagem: Divulgação)

Tizen recebe nova interface e plataforma para jogos

Já a interface das televisões da Samsung ganhou um novo visual. Diferentemente do Galaxy Watch, as TVs da marca sul-coreana continuam com o Tizen. Mas a tela inicial agora foi transformada em uma central de mídias, onde é possível acessar conteúdos diretamente pela própria navegação do sistema operacional da Samsung.

Outros recursos foram levados à interface. É o caso de uma função para assistir a filmes e séries com amigos que estejam em outro lugar e do Gaming Hub, que concentra acesso a serviços de streaming de jogos. A Samsung ainda implementou uma plataforma para comprar NFTs e uma ferramenta de calibração de imagem.

Com informações: EngadgetSamsung (Newsrooom) e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados