Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Google Docs enfim ganha recurso de marca d’água que Word tem há décadas

Ferramenta para incluir marca d'água em arquivos do Google Docs oferece opções para digitar texto ou anexar imagens atrás dos documentos

Bruno Gall De Blasi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Google anunciou, nesta segunda-feira (24), uma opção para incluir marca d’água em documentos do Google Docs. Com a ferramenta, o editor de textos da companhia se aproxima do Microsoft Word, app que oferece opção similar há… muitos e muitos anos. A novidade já está sendo distribuída gradualmente aos usuários elegíveis. 

Google Docs ganha a opção de inserir marca d'água em documentos de texto (Imagem: Tecnoblog)
Google Docs ganha a opção de inserir marca d’água em documentos de texto (Imagem: Tecnoblog)

A novidade oferece mais recursos para a edição de arquivos pelo Documentos para PCs. Através dela, os usuários podem digitar ou importar imagens para usar como marca d’água. Além disso, ao abrir arquivos criados no Word ou exportá-los para o formato do software da Microsoft, a personalização das páginas é preservada.

“As marcas d’água de texto serão repetidas em todas as páginas do documento, tornando-o útil para indicar o status do arquivo, como “Confidencial” ou “Rascunho” antes de compartilhar de forma mais ampla, independentemente do aplicativo que você usa”, anunciaram. “Além das marcas d’água de texto, você pode inserir uma marca d’água de imagem ou imagens acima ou atrás do texto.”

Opção para inserir marcas d'água em documentos do Google Docs já está sendo liberada aos usuários (Imagem: Reprodução/Google)
Opção para inserir marcas d’água em documentos do Google Docs já está sendo liberada aos usuários (Imagem: Reprodução/Google)

Google Docs ganha opção para incluir marca d’água

A função não requer ativação prévia por parte dos administradores do domínio. Para isto, basta abrir ou criar um arquivo, acessar o menu “Inserir” e escolher a opção “Marca d’água”. Depois, um painel aparecerá na direita para enviar uma imagem ou digitar um texto que será apresentado atrás do documento do Google Docs.

A novidade começou a ser liberada nesta segunda-feira (24) para domínios que fazem parte do ciclo de lançamentos rápidos. No ciclo de lançamentos agendados, a estreia acontecerá a partir de 14 de fevereiro. A ferramenta está disponível para todos os assinantes do Google Workspace e dos planos Basic e Business do G Suite.

O Google não informou se a novidade estará disponível para contas gratuitas do Gmail.

Com informações: Android Police e Google Workspace Updates