Steam Deck surpreende em testes de desempenho, mas bateria decepciona

Primeiras análises do Steam Deck mostram que o PC portátil é confortável de usar e entrega bom desempenho em jogos pesados, mas bateria não tem a autonomia prometida pela Valve

Murilo Tunholi
Por

As primeiras análises do Steam Deck começaram a ser publicadas na internet, nesta semana. Por enquanto, os criadores de conteúdo só podem mostrar o potencial do hardware do PC portátil da Valve, por meio de benchmarks, sem mostrar o sistema operacional SteamOS. Mesmo sem muitos detalhes, as reviews mostraram o que esperar do dispositivo, cujo lançamento acontece ainda em fevereiro.

Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)

Até agora, poucos youtubers grandes especializados em analisar hardware receberam o Steam Deck para teste. A Valve está tomando todos os cuidados para não mostrar os pontos fracos do PC portátil, principalmente envolvendo o software. Inclusive, a empresa tem somente mais algumas semanas para terminar de polir o SteamOS até o lançamento, em 28 de fevereiro.

Por mais que os criadores de conteúdo não possam mostrar detalhes do sistema operacional, eles estão exibindo alguns jogos rodando direto no Steam Deck. Além disso, os youtubers são livres para falar do hardware do PC portátil, incluindo desempenho, autonomia de bateria e ergonomia do aparelho.

Steam Deck é leve e confortável de usar, garantem reviews

Os canais The Phawx, Linus Tech Tips e Gamers Nexus compartilharam suas opiniões em vídeos, após usarem o Steam Deck durante alguns dias. Logo de cara, os três youtubers disseram ter experiências positivas em relação à construção do PC portátil, incluindo o conforto ao segurar o aparelho nas mãos.

Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)

Linus Tech Tips, por exemplo, falou que o design do Steam Deck foi “bem pensado” e teceu elogios ao comentar sobre os botões responsivos. Ele também destacou a função de trocar entre controles na tela sensível ao toque e nos analógicos apenas colocando o dedo em cima dos sensores.

Enquanto isso, The Phawx fez questão de abordar o tamanho do console. Segundo o youtuber, apesar do Steam Deck ser o maior dispositivo portátil do mercado, ele é leve e confortável de usar. The Phawx ainda explicou que a ideia é usar o aparelho na mão, mas não necessariamente levá-lo por aí no bolso.

Steam Deck roda jogos a 60 FPS, mas com gráficos no baixo

Ao realizarem os benchmarks e testes de temperatura, os três youtubers rodaram jogos parecidos no Steam Deck, desde os mais exigentes até os mais simples. Nas análises, foram usados Control, Ghostrunner, Forza Horizon 5, Devil May Cry 5, Street Fighter 5 e Dead Cells.

Gamers Nexus mostrou que os jogos baixados no cartão microSD do Steam Deck carregaram quase tão rápido quando os games salvos no SSD interno do PC portátil. Na parte do desempenho, o aparelho conseguiu rodar diversos títulos acima dos 60 FPS, com configurações gráficas no “baixo”, incluindo Forza Horizon 5 e Ghostrunner.

Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)

Bateria do Steam Deck decepcionou nos testes

Um ponto que dividiu opiniões foi a autonomia da bateria. Segundo informações oficiais da Valve, o Steam Deck teria autonomia de até oito horas de jogatina, porém isso não aconteceu nos testes dos youtubers. No pior dos casos, ao rodar jogos pesados com as configurações gráficas no “alto”, o dispositivo aguentou apenas 90 minutos ligado.

Diminuindo algumas configurações, os youtubers conseguiram aumentar o tempo de atividade do Steam Deck para até seis horas. Contudo, nenhum dos três criadores de conteúdo foi capaz de alcançar as oito horas de autonomia prometidas pela Valve.

Apesar da questão da bateria, a experiência geral dos youtubers com o Steam Deck foi bastante positiva e promissora. Os reviews completos com detalhes sobre o sistema operacional começam a ser publicados a partir de 25 de fevereiro. Só assim saberemos de fato se o PC portátil vale a pena ou não.

Vale mencionar que, para quem reservou o dispositivo no ano passado, a Valve vai começar a enviar as primeiras unidades em 28 de fevereiro.

Com informações: SlashGear.

Relacionados

Relacionados