Galaxy S5, lançado em 2014, recebe Android 12L graças a projeto não oficial

Atualização não oficial leva o LineageOS 19.1 baseado no Android 12L ao Galaxy S5; celular da Samsung foi lançado há oito anos

Bruno Gall De Blasi
Por

Samsung deixou de atualizar o Galaxy S5 há bastante tempo. Mas isto não significa que você precisa ficar preso a uma versão antiga do Android: o celular lançado em 2014 recebeu o Android 12L por meio de um projeto não oficial. O update, que é baseado no LineageOS 19.1, já está disponível para download.

Galaxy S5 recebe Android 12L através de ROM customizada (Imagem: Tecnoblog)
Galaxy S5 recebe Android 12L através de ROM customizada (Imagem: Tecnoblog)

A ROM customizada leva o Android 12L, versão do sistema que foi levada ao público pelo Google em março. O software foi revelado no fórum do XDA-Developersem um tópico criado pelo membro sênio khalvat. Através dele, o desenvolvedor disponibilizou uma adaptação do LineageOS 19.1 para o celular da Samsung.

A atualização não oficial veio a público na última quarta-feira (6). Segundo o tópico no fórum, a atualização ainda está em testes (beta) – ou seja, ainda não chegou à versão estável. Mesmo assim, é importante ressaltar que, por ser um projeto não oficial, nem todos os recursos vão funcionar corretamente ou igual à versão oficial da Samsung.

Para refrescar a memória, o Galaxy S5 é um dos principais celulares da Samsung de 2014. O celular chegou às lojas do Brasil com o processador Snapdragon 801, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento e Android 4.4.2 sob a insuportável TouchWiz, interface que antecedeu a atual One UI. O preço sugerido era de R$ 2.599.

Galaxy S5 foi lançado com Android 4.4.2 (Imagem: Tecnoblog)
Galaxy S5 foi lançado com Android 4.4.2 (Imagem: Tecnoblog)

Galaxy S5: Android 12L já está liberado para download

A software está disponível para ser baixado no fórum do XDA-Developers – por sua conta e risco: forum.xda-developers.com. Na hora de fazer o download, atente-se ao modelo do seu celular para não instalar o pacote errado:

  • klte: SM-G900F/M/R4/R7/T/V/W8;
  • kltechn: SM-G9006V/8V;
  • klteduos: SM-G900FD/MD.

Para instalar a atualização, é preciso fazer backup dos seus dados e ler as instruções com atenção antes realizar o procedimento. 

Com informações: 9to5Google e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados