Spoilers de filme do Mario somem por direitos autorais e Nintendo é suspeita

Publicação com suposto enredo do filme do Mario é derrubada por violação de direitos autorais; Reddit não confirma se Nintendo pediu para tirar o post do ar

Pedro Knoth
Por

Uma breve sinopse do filme do encanador Mario contendo spoilers surgiu na internet, em uma página do Reddit dedicada ao personagem da Nintendo. O post foi retirado do ar pela rede social por supostamente violar direitos autorais, levantando suspeitas de que o estúdio japonês estaria por trás da derrubada do conteúdo.

Super Mario 64, Sunshine e Galaxy chegarão ao Nintendo Switch / Divulgação / Nintendo
Spoilers de filme do Mario somem da internet e Nintendo é suspeita (Divulgação / Nintendo)

Há 14 dias, um usuário postou uma thread em fórum no Reddit com o título [Spoilers?] Possível enredo do filme do Mario. A publicação tinha como base o relato de múltiplas fontes que compareceram em sessões prévias e assistiram ao filme do encanador. Por outro lado, o autor do post pedia para que as pessoas lessem a sinopse “com um grão de sal”.

O enredo do filme divulgado no Reddit também não foi confirmado pela Nintendo. De acordo com o vazamento, o estúdio japonês e a Illumination, produtora de animações como Meu Malvado Favorito e Minions, inseriram números musicais no roteiro.

O time de Operações Legais do Reddit derrubou o post, citando uma violação de copyright movida por uma empresa terceira. A rede social não revelou ao Torrent Freak quem seria o interessado em tirar do ar o suposto enredo vazado, mas tudo leva a crer que a Nintendo, Illumination ou Universal Studios estejam por trás da medida.

O post do usuário no Reddit não tinha elementos que violam os direitos de propriedade da Nintendo. Ele é inteiramente composto por texto, sem clipes ou imagens do filme do Mario.

Então, parece que o post foi banido por apresentar spoilers. Mas é possível suspender material que circula na internet por esse motivo? Nos Estados Unidos, a lei de copyright permite a usuários retirar trechos de obras do contexto original sem a permissão do criador.

Criador do Mario confirma atraso no filme

A sinopse do filme do Mario ainda está circulando pelo Twitter. Apesar da suspensão do post original, os fãs do personagem estão usando o material para avaliar a obra (em geral, de forma positiva).

Na segunda-feira (25), o criador do Mario e game designer, Shigeru Miyamoto, anunciou que o filme do personagem foi adiado para 7 de abril de 2023 (época de primavera, nos EUA), em vez de chegar aos cinemas em 23 de dezembro deste ano.

Sem entrar em muitos detalhes sobre o atraso, Miyamoto disse que tomou a decisão junto a Chris Meledandri, CEO da Illumination. “Peço profundas desculpas, mas prometo que [o filme] vai valer a espera”, prometeu o executivo da Nintendo.

Relacionados

Relacionados