Gabinete com resfriamento por radiadores custa mais que muitos PCs por aí

Regner PC é um gabinete com dois radiadores que promete ser uma solução definitiva de resfriamento, mas o preço...

Emerson Alecrim
Por
Regner PC (imagem: reprodução/Regner)

Você não precisa ser especializado no assunto para saber que o maior desafio de montar um PC gamer está no resfriamento do equipamento. Algumas configurações podem exigir soluções radicais. Um exemplo: o Regner PC é um gabinete que traz dois radiadores em suas laterais.

Sim, radiadores. Você certamente já ouviu falar deles. Esse tipo de dispositivo faz parte do sistema de arrefecimento dos carros. Nos veículos, a sua função é a de controlar o aquecimento do motor.

Para tanto, o radiador promove uma troca de calor entre o ar que é captado e um líquido que circula entre os componentes do motor por meio de mangueiras ou tubos.

Por que, então, não levar esse mecanismo para o segmento de desktop? Essa é a proposta do Regner PC. A ideia não é inédita, mas foi levada muito a sério aqui.

Como o Regner PC funciona?

O gabinete foi testado por Der8auer, youtuber especializado em overclocking. Ele conta como o produto funciona.

Basicamente, há um radiador que ocupa integralmente cada lateral do Regner PC. Por que dois radiadores? Porque, internamente, o gabinete é dividido em dois compartimentos. Há um radiador para cada um deles.

Compartimento do Regner PC (imagem: reprodução/Regner)
Compartimento do Regner PC (imagem: reprodução/Regner)
O outro compartimento do Regner PC (imagem: reprodução/Regner)
O outro compartimento do Regner PC (imagem: reprodução/Regner)

Um dos compartimentos abriga a placa-mãe em si, incluindo o processador, memórias RAM e SSDs. No segundo compartimento, localizado do outro lado, fica a placa de vídeo, que é conectada à placa-mãe por meio de um cabo que funciona como uma extensão PCI Express.

Complementam o gabinete um conjunto de três ventoinhas Silent Wings 3 de 140 mm. Eles têm a óbvia função de promover a circulação interna de ar, mas também contribuem para oferecer um fluxo de ar para os radiadores.

Externamente, o gabinete tem design com linhas ousadas, mas sem ser agressiva demais. Nem tudo é perfeito, porém. Der8auer questiona, por exemplo, o fato de os conectores na parte superior do Regner PC não serem alinhados.

Conectores desalinhados no gabinete (imagem: reprodução/Der8auer)
Conectores desalinhados no gabinete (imagem: reprodução/Der8auer)

Uma brincadeira cara

De modo geral, as impressões sobre o Regner PC são positivas. Isso porque todos os mecanismos que compõem a solução parecem mesmo resfriar a máquina de modo bastante eficiente.

O problema é que essa é uma solução cara. O Regner PC é produzido na Alemanha e, por lá, tem preço na casa dos 1.900 euros. Por esse valor, é possível comprar ou montar PCs completos, embora não com hardware avançado.

No fim das contas, essa é uma brincadeira que só é divertida para entusiastas.

Com informações: Tom’s Hardware.

Receba mais sobre Regner PC na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados