Para a conveniência do usuário, a Microsoft vai lançar seu próprio CCleaner

Ainda em fase beta na China, o app promete dar aquele boost no PC; vale apontar que muitas de suas funções já fazem parte do Windows

Ricardo Syozi
Por

A Microsoft está trabalhando em um aplicativo chamado PC Manager. Com ele, o usuário poderá impulsionar o desempenho de seu computador através de recursos como o gerenciamento de armazenamento e a checagem do estado da máquina. Planejada para Windows 10 em diante, a novidade ainda não tem data para ser liberada para os usuários.

PC Manager
PC Manager (Imagem: Reprodução / XDA Developers)

Oferecendo muitas das mesmas características do CCleaner, o PC Manager da Microsoft entrou em fase de beta aberto no mercado chinês. É possível conferir seus recursos e realizar o download do instalador diretamente pela página da empresa americana, mas lembre-se que o site está na língua do país asiático, caso você não use algum tipo de tradutor.

Suas qualidades incluem a limpeza do sistema, a administração de arquivos e a detecção de anormalidades no computador. Além disso, é possível fazer uma varredura de vírus na máquina a partir do programa Windows Defender, que está incluso no app. Por fim, há a habilidade de encerrar tarefas rapidamente e ainda controlar quais aplicativos vão ser iniciados com o Windows.

Um dos destaques vai para uma seção de proteção de navegador. Assim, o usuário pode definir qual browser quer ter como padrão, simplificando os passos existentes atualmente.

Mesmo não sendo uma enorme revolução dentre as alternativas disponíveis atualmente, essa novidade pode ser o que muitas pessoas estão procurando.

PC Manager Microsoft
Controle de navegador do aplicativo (Imagem: Reprodução / The Verge)

App não é necessário, mas pode ajudar

De forma similar ao CCleaner, o PC Manager não é necessariamente imprescindível para o usuário. O app oferece diversas opções interessantes para verificar e gerenciar o estado do computador, mas praticamente tudo pode ser encontrado individualmente no Windows.

E é aí que as coisas podem ficar mais atraentes.

O foco desse tipo de aplicativo é especificamente a conveniência de ter o máximo de opções em um só lugar. Esse atalho simplifica o dia a dia e os constantes testes de performance dentro do Windows. Apenas a facilidade já é um ponto positivo nesse quesito.

Seja como for, parece que a Microsoft está planejando liberar a novidade logo mais em sua própria loja.

Com informações: The Verge.

Relacionados

Relacionados