Novo Mac Pro deve ter chip Apple M2 com 24 ou 48 núcleos de CPU

Rumores falam em novo Mac Pro com chip M2 e 256 GB de RAM; novidade deve ser anunciada pela Apple em 2023

Emerson Alecrim
Por
Apple Mac Pro (2019) e Pro Display XDR

O Mac Pro ainda não é equipado com chip Apple Silicon, mas isso deve mudar em breve. Quando isso acontecer, a máquina terá como destaque não só o processador, mas um conjunto de hardware generoso em todos os sentidos. Podemos esperar por configurações com chip M2 de 48 núcleos, por exemplo. É o que os rumores mais recentes nos contam.

Para ser exato, a informação vem da newsletter Power On, da Bloomberg. Nela, Mark Gurman, que tem um bom histórico de acertos sobre os lançamentos da Apple, relata que o próximo Mac Pro terá duas opções de processador.

M2 com até 48 núcleos

A primeira é o suposto M2 Ultra, com 24 núcleos de CPU e 76 núcleos gráficos. A segunda, chamada por Gurman de M2 Extreme, dobrará esses números, ou seja, terá 48 núcleos de CPU, além de 152 núcleos de GPU.

Se ambos os chips forem confirmados pela Apple, o Mac Pro seguirá a tradição de oferecer uma capacidade de processamento impressionante. Basta levarmos em conta que o Apple M2 “normal”, um chip que já é bastante poderoso, tem oito núcleos de CPU e até dez de GPU.

Note, porém, que os nomes “Ultra” e “Extreme” são suposições. Gurman os usou apenas para diferenciar os dois possíveis modelos.

Não faz sentido chips tão poderosos serem acompanhados de quantidades modestas de RAM. É por isso que a previsão de que o futuro Mac Pro terá 256 GB de memória tem grandes chances de estar correta (até porque essa opção já existe no atual Mac Pro).

256 GB de RAM para mais

Mark Gurman relata ainda que uma das configurações do novo Mac Pro que a Apple está testando tem um chip M2 com 24 núcleos de CPU e 76 núcleos gráficos. O sistema operacional é o macOS Ventura 13,3 (versão ainda não lançada publicamente).

Para completar, Gurman afirma também que essa máquina tem 192 GB de RAM. Esse aspecto sugere que a Apple está testando várias configurações. As opções de 192 e 256 GB apareceriam apenas como… opções.

Não vou ficar nem um pouco surpreso se capacidades maiores forem disponibilizadas, afinal, o atual Mac Pro pode contar com até 1,5 TB de RAM.

Só não há burburinhos sobre a capacidade de armazenamento. Mas não tenha dúvidas de a máquina trará opções na casa dos terabytes.

Apple Mac Pro (2019) (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple Mac Pro (2019) (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Novos Mac Mini e MacBook Pro estão a caminho

É possível que o Mac Pro com M2 seja anunciado ainda neste ano, mas é mais provável que isso só aconteça em 2023. Na verdade, há mais chances de que o Mac Mini com M2 e os novos MacBooks Pro cheguem em 2022.

Com base no histórico de lançamentos da Apple para a família Mac, podemos apostar no anúncio dessas duas últimas linhas entre novembro e janeiro. Fiquemos de olho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados