Redmi Note 12 não cumpre promessa da Xiaomi de recarga a 210 W

Em teste, tecnologia de 210 W do Redmi Note 12 não cumpriu promessa de recarga em 9 minutos; mesmo assim, resultado impressiona

Emerson Alecrim
Por
Redmi Note 12 Pro+ tem recarga de 210 Watts (imagem: divulgação/Xiaomi)

A Xiaomi lançou o Redmi Note 12 Discovery Edition com uma promessa audaciosa: recarga completa de bateria em apenas nove minutos graças a um carregador de 210 W. Testes mostram que não é bem assim, porém. A boa notícia é que, apesar disso, o tempo de recarga do smartphone é impressionante.

O modelo Discovery Edition também é conhecido como Explorer Edition. O celular é muito parecido com o Redmi Note 12 Pro+. A principal diferença entre eles está na bateria. Na versão Discovery/Explorer, o componente trabalha com 4.300 mAh e 210 W; na versão Pro+, com 5.000 mAh e 120 W.

As vendas da linha Redmi Note 12 começaram na semana passada, no mercado chinês. Os analistas do Charger Labs não perderam tempo e colocaram as mãos em uma unidade do Redmi Note 12 Discovery Edition para avaliar o seu tempo de recarga.

De acordo com a Xiaomi, a tecnologia de 210 W permite ao aparelho ter uma recarga completa com apenas nove minutos de bateria, partindo do zero.

Os testes do Charger Labs mostraram, no entanto, que o celular precisou de dez minutos e dez segundos para ir de zero a 100% de carga. Os analistas constataram que, no pico do processo, a recarga atingiu 184,85 W durante três minutos, aproximadamente. Nas demais etapas, a potência ficou abaixo disso.

Mesmo assim, é impressionante

Se por um lado o Discovery Edition não cumpriu a promessa de recarga completa em nove minutos, por outro, o tempo adicional no processo foi de apenas 70 segundos.

Ainda é uma marca impressionante, principalmente se levarmos em conta que estamos habituados com processos de recarga que duram por volta de uma hora.

Redmi Note 12 com 210 W fez recarga em 10m10s (imagem: Chongdiantou)
Redmi Note 12 com 210 W fez recarga em 10m10s (imagem: Chongdiantou)

É claro que isso levanta algumas preocupações pertinentes. Por exemplo: a recarga não superaquece o smartphone? Ou: a vida útil da bateria não vai ser afetada?

Os testes ainda não conseguem avaliar a vida útil do componente. É cedo para isso. No entanto, os analistas do Charger Labs se surpreenderam ao perceber que, mesmo durante o pico, o Discovery Edition não apresentou aquecimento excessivo. A maior temperatura registrada no teste foi de 43,3 °C.

Pode até parecer uma temperatura elevada, mas o Notebookcheck aponta que, em um teste similar, o iPhone 14 Pro Max registrou 45,8 °C em pico de 29 W.

Além de recarga de 210 W (ou algo perto disso), o Redmi Note 12 Discovery/Explorer Edition tem tela OLED de 6,67 polegadas, processador MediaTek Dimensity 1080 e 8 GB de RAM.

Mais detalhes nas especificações completas da linha Redmi Note 12.

Com informações: Notebookcheck, Chongdiantou.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados