E3 2023 pode ficar sem Nintendo, Microsoft e Sony

Diversas fontes relataram que as três principais empresas de jogos não vão dar às caras no evento; isso seria um golpe doloroso para o retorno da E3

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 3 meses
Nintendo na E3 2019 (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Nintendo na E3 2019 (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Novos relatos indicam que o retorno presencial da E3 não será nada tranquilo. Fontes da IGN americana afirmaram que Nintendo, Microsoft e Sony não vão estar presentes na versão 2023 do evento de games. Esse seria um golpe crítico no caminhar da festa, pois diminuiria seu tamanho perante um público cheio de opções para conhecer as novidades de suas franquias favoritas de jogos.

Segundo a matéria da IGN, nenhuma das três grandes companhias de consoles e jogos farão qualquer conferência ou terão um espaço no showfloor no Centro de Convenções de Los Angeles. Isso seria algo inédito e, ao mesmo tempo, muito prejudicial para a imagem da feira.

Essa seria a volta triunfal após três anos sem o público e a mídia nos corredores do evento, que terá formato digital e presencial neste ano. Devido à pandemia de Covid-19, as edições de 2020 e 2021 se tornaram exclusivamente digitais. Enquanto a de 2022 foi totalmente cancelada.

Tentar retornar sem as três gigantes tiraria boa parte da atenção de anúncios e novidades, dividindo os entusiastas e seguidores das marcas.

Kratos, Mario e Master Chief parecem estar com outros interesses

Vale lembrar que a primeira a deixar a E3 para trás foi a Sony em 2019, devido a discordâncias contratuais com a ESA (Entertainment Software Association) organizadora do evento. Desde então, a empresa japonesa passou a anunciar seus lançamentos com vídeos em suas plataformas.

Já a Nintendo se manteve firme na festa, mas teve sua última conferência presencial em 2012. Desde então, a companhia de Quioto passou a apresentar suas novidades no formato Nintendo Direct, oferecendo seus jogos no showfloor.

Contudo, de acordo com as fontes do site americano, nenhuma das duas sequer darão às caras na E3 2023.

Phil Spencer
Phil Spencer na E3 (Imagem: Reprodução / Internet)

No caso da Microsoft, o site de entretenimento entende que a empresa pretende oferecer aos seus fãs o Annual Summer Showcase em Los Angeles durante o mesmo período da Electronic Entertainment Expo. No entanto, por não ter mencionado a feira em nenhum momento, é provável que a dona do Xbox fará sua apresentação por conta própria.

Não podemos esquecer de que a companhia de Redmond sempre foi uma grande apoiadora da festa da ESA. Phil Spencer, CEO do Xbox, reafirmou seu apoio ao evento em uma entrevista para a IGN:

A E3 é, para mim, um dos momentos seminais dos jogos. Eu amo a história de seguir para Los Angeles, milhares de pessoas lá, ver grandes coisas novas… Conhecer as pessoas da indústria, os eventos de fãs que tivemos. Eu definitivamente quero que isso continue.

Não é possível bater o martelo na presença ou não das três grandes, mas isso é, no mínimo, um sinal amarelo para o que será a E3 2023.

Receba mais sobre Nintendo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados