Coletor menstrual inteligente de ajuste personalizado pode ser lançado ainda este ano

Chamado de Emm, copo reutilizável está em fase de testes e promete ajudar a mulher a conhecer melhor seu corpo e saúde menstrual

Paula Alves
Por
• Atualizado há 5 meses
Coletor menstrual inteligente de ajuste personalizado pode ser lançado ainda este ano / Divulgação / Emm
Emm é um coletor menstrual inteligente (Imagem: Divulgação / Emm)

Ainda que não sejam tão populares, coletores menstruais inteligentes já são uma realidade há algum tempo. Este ano, porém, pode chegar ao mercado o Emm, um novo modelo de copo reutilizável que promete fornecer métricas sobre a saúde menstrual feminina, além de ter um ajuste personalizado, que se molda a qualquer tipo de corpo.

Atualmente em fase de testes, o copo é feito de silicone médio e conta com um aplicador parecido a um tampão, que após ser inserido, se abre no formato de peteca.

Sua tecnologia envolve a presença de biossensores que monitoram as principais métricas do fluxo menstrual, como volume, taxa de fluxo, duração do ciclo e regularidade.

Todos esses dados podem ser acompanhados por meio de um aplicativo, que acompanha o nível de enchimento do copo e manda notificações quando ele está se aproximando da capacidade esperada.

Graças a esse tipo de monitoramento, é possível ter informações sobre fertilidade, encontrar irregularidades na menstruação e ter acesso a medidas que podem ser úteis em um diagnóstico junto a um médico. Exatamente por isso, o aplicativo permite que o usuário baixe e exporte um PFD com todos os dados coletados.

Coletor menstrual inteligente de ajuste personalizado pode ser lançado ainda este ano / Divulgação / Emm
Aplicativo do Emm ajuda a mulher a conhecer melhor sua saúde reprodutiva (Imagem: Divulgação / Emm)

Em entrevista ao The Verge, Chris van Kempen, engenheiro responsável pelo design do aparelho, contou que os sensores do dispositivo ainda conseguem medir o seu nível de enchimento e peso, além de detectar se o aparelho realmente está dentro do corpo.

Copo tem ajuste flexível e limpador UV

Além de toda a tecnologia envolvida no Emm, outro grande diferencial do produto é que ele conta com uma vedação dinâmica, que permite que o aparelho se adapte a qualquer corpo que o utilize.

Uma caraterística que só quem já usou algum coletor menstrual e sabe das dificuldades de encontrar o mais adequado, sabe o quanto é importante.

Vale ressaltar ainda que, além do aplicador, o aparelho conta também com um estojo portátil de higienização, onde é possível enxaguar e esterilizar o dispositivo em questão de minutos.

Receba mais sobre coletor inteligente na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados