Neuralink, de Elon Musk, coloca seu primeiro implante cerebral em um humano

Objetivo de empresa de Elon Musk é que pacientes consigam controlar aparelhos, como um mouse ou um teclado, usando apenas sinais cerebrais

Giovanni Santa Rosa
Por
Imagem de Elon Musk
Elon Musk é um dos cofundadores da Neuralink (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Pela primeira vez, a Neuralink implantou um dispositivo em um ser humano. Segundo Elon Musk, cofundador da empresa, o paciente está se recuperando bem, e os exames iniciais mostram uma detecção de picos de neurônios promissora, o que indica que o aparelho consegue captar a atividade cerebral.

O anúncio foi feito no X (antigo Twitter). Em outra publicação, Musk disse que o primeiro produto da Neuralink será chamado Telepathy.

O procedimento anunciado por Musk faz parte do Prime Study, um estudo autorizado pelas autoridades de saúde dos EUA em setembro de 2023. Nele, uma interface cérebro-computador é implantada na região do cérebro responsável por controlar as intenções de movimento. A primeira fase dos testes visa verificar a segurança do dispositivo e da cirurgia.

O objetivo da Neuralink é desenvolver um dispositivo que permita controlar aparelhos externos usando apenas sinais neurais. Assim, seria possível controlar um cursor de mouse ou um teclado por meio de pensamentos.

Implante da Neuralink
Implante da Neuralink é colocado no cérebro por um robô cirurgião (Imagem: Reprodução/Neuralink)

Uma tecnologia do tipo poderia ajudar pacientes tetraplégicos ou com doenças degenerativas, como esclerose lateral amiotrófica (ELA). A Neuralink procurou pessoas com essas condições para os primeiros estudos. “Imagine se o Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rapidamente que um datilógrafo ou leiloeiro. Esta é a meta”, escreveu Musk.

Apesar do avanço anunciado hoje, o aparelho só deve ser autorizado para uso e venda após várias rodadas de testes e avaliações de segurança. Mesmo este primeiro estudo deve levar seis anos até ser concluído, de acordo com documentos disponíveis no site da Neuralink.

A Neuralink não está sozinha neste campo. Synchron, Precision Neuroscience, Paradromics e Blackrock Neurotech também desenvolvem sistemas com interfaces cérebro-computador e estão em diferentes fases.

A Paradromics deve iniciar seu primeiro teste com humanos no primeiro semestre de 2024. A Precision fez isso em 2023. Já um paciente com o implante da Synchron conseguiu escrever um post no Twitter em 2021.

Com informações: CNBC, Reuters, Wired

Receba mais sobre Neuralink na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados