Menu oculto do Android 14 permite customizar teclado externo e touchpad

Ferramenta ainda não está preparada para testes na primeira versão do Android 14; recurso é voltado para o uso de dispositivos de grandes telas

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 meses
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Android 14 possui um menu, ainda oculto, que aprimora o suporte do dispositivo a um teclado externo. Como ainda está oculto, necessitando de uma “exploração” para ser achado, é esperado que o Google esteja trabalhando em melhorias para a ferramenta. Ele deve ser disponibilizado na próxima versão de testes para desenvolvedores — mas o lançamento não é garantido.

O próximo sistema operacional (SO) mobile do Google teve a primeira Developers Preview (DP1) liberada na semana passada. Alguns recursos planejados para o Android 14 só chegarão em outras versões beta. A melhoria de compatibilidade com teclados foi descoberta pelo XDA-Developers.

Android 14 com menu para teclados externos e touchpad

No Android 14, o novo menu para teclados permitirá, entre outras coisas, que o usuário modifique teclas, utilize novas funcionalidades e até alterne o tamanho da janela. O recurso também auxilia na configuração de touchpads.

Android 14 menu para teclado (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)
Android 14 menu para teclado (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

No caso dos touchpads, o menu permitirá que o usuário configure gestos. Entre os recursos dos gestos está o movimento para apps abertos recentemente. Esse mesmo acesso rápido está disponível para teclados.

Android 14 menu para touchpad (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)
Android 14 menu para touchpad (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Com as novas features, o menu melhorará a experiência dos usuários em dispositivos com telas grandes e dobráveis. Assim como aconteceu no Android 13, o próximo SO terá suporte nativo para esses formatos. Com o Android 12, o Google criou uma versão dedicada do sistema para dobráveis e tablets, o Android 12L.

Com essas ferramentas de customização, o Android 14 pode se tornar um sistema operacional mais amigável para tarefas de produtividade, especialmente para quem trabalha com tablet ou smartphone.

Menu é útil e bem-vindo, mas pode não chegar neste ano

Como explicou Mishaal Rahman, do XDA-Developers, o menu só é acessado usando a credencial de desenvolvedor, o que indica que a novidade continua em desenvolvimento pelo Google. Ele pode dar as caras na DP2 ou nos betas abertos, mas não há, no momento, garantia que o menu será lançado neste ano.

Contando como ponto positivo, o Android 13 estava adiantado no cronograma. Se o Google mantiver o bom desempenho de desenvolvimento, as chances do menu para configurar teclado externo e touchpad chegarem na versão final do Android 14 aumentam.

Receba mais sobre Android 14 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados