Recurso de jogos do Galaxy S23 começa ser liberado para outros celulares da marca

Ferramenta do Game Booster, app para aprimorar desempenho em jogos, permite que carregador leve energia direto ao processador

Felipe Freitas
Por
Galaxy S23 Ultra, Galaxy S23+ e Galaxy S23
Galaxy S23 Ultra, Galaxy S23+ e Galaxy S23 (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung está disponibilizando o recurso de “by-pass” de carregamento da bateria para mais Galaxys. Esta funcionalidade, que estreou na linha Galaxy S23, é ativada pelo Game Booster e só pode ser usada durante jogos. A feature faz com que a energia do carregador vá direto para o processador, evitando o superaquecimento da bateria durante longas jogatinas.

O nome da ferramenta no Game Booster é “Pause USB Power Delivery” (parar carregamento do USB, em tradução livre). Ao ativá-la, o sistema “pulará” a bateria durante o carregamento, entregando a energia direto para o processador. Além de evitar problemas de aquecimento, o recurso protege a saúde da bateria e melhora o desempenho durante jogos.

Recurso do Galaxy S23 chega para outros modelos

De acordo com o SamMobile, a Samsung está liberando o recurso do Game Booster para Galaxys mais antigos. O site afirma que o Galaxy A73 5G, Galaxy Z Fold 2, 3 e 4 receberam a ferramenta. A novidade é disponibilizada em uma atualização do próprio Game Booster, não precisando atualizar o sistema.

Alguns usuários relataram que o recurso só apareceu em seu Game Booster após usar o carregador de 45 W da Samsung. No teste realizado pelo SamMobile com um S21 Ultra, a feature não foi disponibilizada mesmo com o uso do carregador.

Existe a possibilidade de que a fabricante só libere o Pause UBS Power Delivery para smartphones lançados de 2022 a diante. De qualquer modo, a Samsung não anunciou o recurso nem durante e nem depois do lançamento da linha Galaxy S23.

Game Booster Pause USB Power Delivery (Imagem: Reprodução/Android Police)
Game Booster Pause USB Power Delivery (Imagem: Reprodução/Android Police)

Melhor recurso para jogos do Galaxy S23?

A novidade é considerada pelo Android Police como o melhor recurso gamer do Galaxy S23. Já o SamMobile é mais comedido, dizendo que é o mais útil para jogos. A unanimidade é que a melhoria de performance em jogos e extensão da saúde da bateria é bem-vinda.

Jogar com o celular na carregando é um hábito prejudicial para o smartphone, podendo superaquecer o dispositivo e afetar a saúde da bateria. Ao levar a energia direto para o processador, a bateria é poupada e o usuário pode jogar com poucas preocupações.

Em um teste realizado pelo Sam Mobile, com o Pause USB Power Delivery ativado, o smartphone utilizou 6 W do carregador. Ao desativar o recurso, o carregamento saltou para 17 W. Porém, para ativar a ferramenta, é obrigatório que a bateria esteja com mais de 20% de carga.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados