Roblox gera mundos virtuais com inteligência artificial e seus comandos de texto

Diversas partes do jogo poderão ser criadas por qualquer pessoa a partir de prompts; novidade será liberada aos poucos nas próximas semanas

Ricardo Syozi
Por
Roblox Corp. / Roblox / como jogar roblox
Roblox (Imagem: Divulgação / Roblox Corporation)

A inteligência artificial é uma tecnologia que está em alta, especialmente no uso diário da web através do ChatGPT. Entretanto, as empresas não querem parar por aí, sempre pensando em usar a IA para outros conceitos. Isso é exatamente o que a Roblox Corporation quer fazer com seu popular jogo. A companhia anunciou que está explorando a possibilidade de oferecer kits de desenvolvimento que usariam robôs para criar todo o mundo a partir de comandos de texto.

A intenção é aumentar ainda mais a gama criativa no game infanto-juvenil Roblox. Assim, além de já ter em mãos diversas ferramentas para criar dentro do ecossistema da aventura, os jogadores poderiam utilizar chatbots para encurtar ainda mais o desenvolvimento de suas ideias.

Segundo a empresa, ela estaria testando duas maneiras de implementar a inteligência artificial generativa no mundo do jogo. A primeira criaria materiais virtuais com base em prompt de linguagem natural, como texturas em objetos, por exemplo. Já a segunda conseguiria criar códigos com base em entrada de texto, que poderia mudar ativamente como se constrói dentro do título.

É possível pensar em inúmeras possibilidades de produção desse mundo virtual. A companhia destacou que vai liberar as novidades em algumas semanas a partir do Roblox Studio. O CTO da marca, Daniel Sturman, relatou no comunicado que está animado para o que acontecerá a partir da estreia da IA no game:

Nós vemos um futuro em que até mesmo um iniciante (como eu, por exemplo – eu sou um artista terrível!) pode obter uma vantagem inicial de corrida enquanto procura dar vida à sua imaginação em uma experiência Roblox.

Roblox cresce desde 2006

Direcionado especialmente para o público infantil, Roblox é um título que permite um alto nível de personalização e criação. Em outras palavras, os usuários podem fazer seus próprios jogos para compartilhar com outras pessoas.

Desde seu lançamento oficial em 2006, a base de jogadores só aumentou, alcançando cerca de 58,8 milhões de indivíduos ativos diariamente no quarto semestre de 2022, segundo o Statista. Esse número é cerca de quatro vezes mais se comparado com o mesmo período em 2018, quando o game tinha perto de 13 milhões de usuários diários.

Durante esses anos, a obra já fez parcerias com nomes como o ouriço azul da Sega em Sonic Speed Simulator em abril de 2022 e, até mesmo, com o seriado Stranger Things em novembro de 2022.

Se o uso de chatbot realmente funcionar como os fãs gostariam, então tudo leva a crer que a popularidade da obra será mantida por mais algum tempo.

Com informações: Techcrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados