WhatsApp testa prazo de validade para grupos, mas não é como você imagina

Recurso apareceu para alguns usuários da versão beta do WhatsApp para iOS; apesar do nome, ele funciona apenas como lembrete para limpar conversa

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Não sei vocês, mas eu tenho amigos que criam grupos de WhatsApp para absolutamente tudo: organizar viagens, convidar para festas, encontrar a galera em shows ou até mesmo marcar um almoço. Como era de se esperar, após um tempo, esses grupos ficam parados. Para você não esquecer de sair ou pelo menos limpar a conversa, o app está testando um novo recurso: colocar “prazo de validade” neles.

A ferramenta apareceu para alguns usuários no WhatsApp beta para iOS, versão 23.5.0.70. Ela fica na página dos dados do grupo.

Ao ativar o prazo de validade do grupo, o aplicativo dá algumas opções: em um dia, em uma semana ou colocar uma data personalizada.

E o que acontece? Aparentemente, o grupo não é deletado quando a validade chega. Segundo o texto que explica o recurso, o usuário recebe um lembrete para limpar o grupo naquela data.

Ou seja: o grupo só “vence” para quem ativa a função. Para os outros usuários, ele continua funcionando normalmente.

Prazo de validade para grupos no WhatsApp
Prazo de validade para grupos no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Como o WABetaInfo observa, isso pode ser bom para quem está em muitos grupos e fica com sua tela de conversas cheia. Limpar os grupos e deletar as mídias também ajuda a liberar memória, caso você esteja com o armazenamento quase lotado.

Por enquanto, o prazo de validade nos grupos está em teste com só alguns usuários da versão beta para iOS. Além disso, o experimento não chegou ao Android. Ainda não se sabe quando o recurso será lançado oficialmente.

Mensagens temporárias do WhatsApp podem ajudar

O WhatsApp já conta com algumas opções para quem não quer ficar acumulando mensagens, fotos e vídeos. Uma delas é ativar as mensagens temporárias.

Disponíveis em conversas individuais e grupo, ao ativar, o app apaga automaticamente tudo que é enviado. Há três opções de prazo: 24 horas, sete dias ou 90 dias.

E atenção: como o WhatsApp não avisa quando alguém tirou print das mensagens, o recurso não é recomendado para enviar mensagens sigilosas.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados