Poder de veto: WhatsApp dará mais controle para administradores de grupos

App anunciou nova atualização para o recurso Comunidades, que chegou ao Brasil no início deste ano; administradores terão mais controle sobre novos membros em grupos

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 5 meses
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp traz novidades para Comunidades e filtro de busca (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp divulgou nesta terça-feira (21) uma nova ferramenta para o Comunidades, seu recurso de “agregar” grupos em um único lugar. Com a atualização, os administradores terão mais controle sobre quem pode entrar ou não em um grupo. A plataforma de mensagens traz ainda uma mudança de usabilidade para agilizar a busca por grupos em comum com outros usuários.

As novidades foram apresentadas por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa dona do WhatsApp, através do canal Meta Channel. O recurso é uma novidade do Instagram, que agora permite a criação de canais de transmissão.

Melhorias de usabilidade do WhatsApp para Comunidades e busca

Os links para entrar em grupos do WhatsApp permitirão que o administrador aprove ou não a entrada de novos membros. Na parte de buscas, ao procurar o nome de um contato, os resultados também mostrarão os grupos que vocês estão em comum.

Com a funcionalidade de aprovar ou não os novos membros, a proposta do WhatsApp é manter o conteúdo mais privado e focado. Por exemplo, um grupo de uma comunidade de um condomínio não deve receber pessoas de fora do prédio. Agora, se um morador compartilhar indevidamente o link do grupo, o administrador pode negar a entrada.

Novos recursos para o WhatsApp Comunidades e da ferramenta de busca (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Novos recursos para o WhatsApp Comunidades e da ferramenta de busca (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Por tabela, o WhatsApp também mostra o seu lado de “rede social” — uma definição ainda controverso sobre o app. O recurso de aprovar a participação de novas pessoas evita que o link seja usado de maneira indevida. Assim, grupos de amigos ou de determinados assuntos, como de jogadores de Pokémon Go de uma cidade, se mantém mais focados.

A novidade para a busca facilitará o uso do WhatsApp. Hoje, para saber os grupos em comum com uma pessoa, você precisa ir até o perfil dela, abrindo a conversa. Com a atualização, bastará digitar o nome da pessoa na busca para que os resultados incluam seus grupos em comum.

Atualização do WhatsApp será lançada gradualmente

Como quase todas as atualizações de aplicativos, essas novidades apresentadas hoje por Mark Zuckerberg chegarão gradualmente aos usuários. Por isso, se você não recebeu os novos recursos do WhatsApp Comunidade ou da busca nesta terça, aguarde mais alguns dias — ou semanas, infelizmente.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados