GitHub Copilot X é um chatbot com GPT-4 para ajudar desenvolvedores

Nova versão do Copilot do GitHub vai além de sugerir códigos e passa a responder comandos em linguagem natural; IA faz debug, ajuda em pull requests e muito mais

Giovanni Santa Rosa
Por
GitHub Copilot X
GitHub Copilot X (Imagem: Divulgação/GitHub)

Um dos usos mais interessantes para a inteligência artificial é escrever código. Com instruções simples, ela é capaz de gerar várias linhas de comando. Para quem trabalha nessa área, vai ficar mais fácil usar esse tipo de recurso. O GitHub anunciou nesta quarta-feira (22) a nova versão do seu Copilot. Chamado Copilot X, ele usa o GPT-4 da OpenAI como base e ficou mais parecido com o ChatGPT.

O Copilot foi apresentado em junho de 2021 e oficializado em junho de 2022. A ferramenta usava IA para sugerir códigos, funções complexas e testes unitários completos. As recomendações aparecem em tempo real.

A nova versão parece mais completa. O Copilot X, segundo o GitHub, é inspirado no ChatGPT: ele tem uma interface de chat que se integra com o VS Code e o Visual Studio.

Além de interagir desta forma, a inteligência artificial reconhece o código escrito e mensagens de erro. Assim, o desenvolvedor pode pedir uma análise profunda, com explicações do que cada bloco de código deve fazer. Ele até sugere correções de bugs.

GitHub Copilot X sugerindo correção de bug no chat
GitHub Copilot X sugerindo correção de bug no chat (Imagem: Divulgação/GitHub)

Outro recurso adicionado é o de reconhecimento de voz. Com ele, os programadores poderão falar instruções em linguagem natural. A inteligência artificial, então, se encarrega de criar o código.

O novo Copilot usa o GPT-4, da OpenAI, como base. Vale lembrar que o GitHub foi comprado pela Microsoft em 2018, por US$ 7,5 bilhões.

A mesma Microsoft investiu outros bilhões de dólares na OpenAI, e vem colocando tecnologias do tipo em seus produtos, como o Bing e o Microsoft 365.

IA em documentação e pull requests

O Copilot vai além de sugerir códigos e correções, e o GitHub está preparando novas funcionalidades, que ainda serão testadas.

A ferramenta pretende criar descrições para pull requests, como são chamadas as solicitações para incluir alterações feitas em um projeto inicial.

Ainda nesse campo, a inteligência artificial vai identificar se um pull request não foi testado o suficiente e sugerir como fazer isso. As recomendações podem ser aceitas, editadas ou recusadas.

O GitHub criou ainda o Copilot for Docs. A ferramenta, ainda em fase experimental, pode gerar respostas para perguntas sobre a documentação do projeto.

Ele traz informações sobre linguagem, frameworks e tecnologias que estão sendo usadas. Por enquanto, ela vai funcionar com documentações para React, Azure Docs e MDN.

Com informações: GitHub

Receba mais sobre GitHub Copilot na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados