Asus ROG Phone 7 vem com Snapdragon 8 Gen 2 e RAM mais rápida

Sétima geração do smartphone gamer da Asus conta também com resfriamento aprimorado, tela de 165 Hz e recursos de software para jogos

Giovanni Santa Rosa
Por
Asus ROG Phone 7
Asus ROG Phone 7 (Imagem: Divulgação/Asus)

Quem leva a sério a jogatina no celular terá uma nova opção no mercado em breve. A Asus anunciou nesta quinta-feira (13) seu ROG Phone 7, smartphone voltado para gamers. Entre os destaques, o aparelho traz o processador Snapdragon 8 Gen 2, RAM LPDDR5X de 8.533 Mbps, tela de 165 Hz e sistema de resfriamento renovado.

O Snapdragon 8 Gen 2 é aquele mesmo, apresentado pela Qualcomm em novembro de 2022. Ele atinge 3,2 GHz de frequência na CPU. Segundo a Asus, há um ganho de potência de 15% na CPU e 20% na GPU. Já em termos de eficiência de energia, a evolução também foi de 15%.

A Asus também fez customizações no ROG Phone 7 para aproveitar o chip ao máximo ou gastar menos bateria, dependendo da configuração.

Um dos modos de uso de energia do sistema é o X Mode, para desempenho máximo. Ele passa tarefas simples, que ficariam relegadas aos três núcleos de economia de energia da CPU, para os quatro cores de performance. Já o Dynamic Mode equilibra velocidade e gasto.

O Snapdragon 8 Gen 2 não está sozinho. A RAM, de até 16 GB, é do padrão LPDDR5X, que atinge até 8.533 Mbps de transferência de dados. O armazenamento de até 512 GB é UFS 4.0 — a Asus diz que chega a ser duas vezes mais rápido que a geração anterior.

Resfriamento para ajudar no desempenho

Quem já jogou no celular por algum tempo sabe que ele pode esquentar bastante, e isso faz o aparelho perder desempenho. A Asus promete maior estabilidade graças uma abordagem de resfriamento em três frentes.

Uma delas é o uso de nitreto de boro em um lado do processador, para reduzir o throttling em sessões curtas de jogatina. Outro recurso são a câmara de vapor e as folhas e grafite, usadas do outro lado do processador para dissipar o calor.

A terceira e última já é uma tradição da linha ROG Phone: a ventoinha AeroActive Cooler 7, que pode ser acoplada na traseira do aparelho e fica posicionada sobre a CPU. Ela também ajuda a resfriar a tela, para garantir mais conforto durante os games.

ROG Phone 7 com AeroActive Cooler 7
ROG Phone 7 com AeroActive Cooler 7 (Imagem: Divulgação/ASUS)

Tela e controles

Todo gamer sabe o quanto a taxa de atualização da tela é importante, tanto pela fluidez das imagens quanto pelo menor tempo de reação. O ROG Phone 7 entrega até 165 Hz, com 720 Hz de rastreamento de toque.

O taxa de atualização é variável, com opções de 60, 90, 120, 144 e 165 Hz, para se adaptar melhor ao game escolhido.

O aparelho conta ainda com air triggers, botões ultrassônicos na lateral para funcionar como gatilhos. Eles têm suporte a diferentes tipos de movimento.

O sistema do aparelho permite mapear toques na tela e oferece vibrações específicas para diferentes regiões, como uma forma de dar algum feedback tátil às ações do jogo.

Jogos em segundo plano, com macros

A Asus também tentou aperfeiçoar o Android 13 e embutir recursos interessantes par quem joga.

Um deles é o background mode, que permite deixar o game rodando em segundo plano, com notificações para eventos importantes, detectados por inteligência artificial, e macros para continuar comandos enquanto o usuário faz outra coisa.

Ainda em software, o ROG Phone 7 foi otimizado para jogos populares, como Genshin Impact, Valor Arena e Diablo Immortal, entre outros.

A Asus promete, ainda, duas atualizações de Android e quatro anos de atualizações de segurança.

Som e conectividade

Para quem joga sem fones, o ROG Phone 7 conta com alto-falantes frontais duplos de 12 mm por 16 mm. O AeroActive Cooler também ajuda, com um subwoofer de 13 mm por 38 mm.

Se o jogador for usar fones de ouvido, o celular conta com a plataforma Snapdragon Sound, que promete uma conexão Bluetooth de alta qualidade e baixa latência.

Ainda em conectividade, o ROG Phone 7 já conta com Wi-Fi 7, com canais de 320 MHz para maior desempenho.

Preço e disponibilidade

A Asus começa a pré-venda do ROG Phone 7 para Taiwan e Europa já nesta quinta-feira (13). Ele deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2023, ainda sem data confirmada. Os preços não foram divulgados.

ROG Phone 7 – Ficha técnica

  • CPU: Snapdragon 8 Gen 2, octa-core, 3,2 GHz
  • Sistema: Android 13 com ROG UI
  • Tela: 6,78 polegadas, 165 Hz, AMOLED
  • Dimensões: 173 x 66 x 10,4 mm
  • Peso: 239 h
  • Bateria: 6.000 mAh, com carregador de 65 W
  • Memória: até 16 GB de RAM LPDDR5X
  • Armazenamento: até 512 GB de ROM UFS 4.0
  • Wi-Fi 7
  • Bluetooth 5.3
  • Conectores: Duas portas USB-C, uma porta de áudio 3,5 mm, Pogo Pin para AeroActive Cooler
  • Câmera frontal: 32 megapixels
  • Câmera traseira: 50 megapixels (principal), 13 megapixels (ultrawide) e 5 megapixels (macro)

Com informações: Asus

Receba mais sobre Memória RAM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados