A Apple está no centro das atenções por reduzir a velocidade de iPhones com algum tempo de uso. Ela diz que isso é necessário para impedir desligamentos repentinos, porque a bateria não consegue fornecer energia para o processador em carga máxima.
A empresa pediu desculpas por não ser clara em relação a isso, e publicou um artigo explicando melhor o que é feito para evitar desligamentos.
Segundo a Apple, existem sete sinais de que o gerenciamento de energia está ativo, reduzindo a velocidade do processador. São eles:
- tempos maiores de inicialização de apps
- taxas de quadros menores durante a rolagem
- reduções graduais da taxa de quadros em alguns apps
- apps baixando dados em segundo plano podem exigir recarregamento ao serem abertos
- volume do alto-falante até 3 decibéis mais baixo
- escurecimento da luz de fundo (você pode ajustar isso na Central de Controle)
- em casos mais extremos, o flash da câmera será desativado na interface da câmera
Ela diz, no entanto, que “muitas áreas principais não são afetadas” pelo gerenciamento de energia. Suas velocidades de download não serão afetadas, nem o nível das chamadas. A qualidade de fotos e vídeos permanecerá inalterada, assim como o GPS, localização e sensores como giroscópio, acelerômetro e barômetro.
A Apple explica que os componentes eletrônicos do iPhone precisam obter energia instantaneamente da bateria. No entanto, “uma bateria com alta impedância não é capaz de fornecer alimentação rápida o suficiente”.
A impedância aumenta com o uso, e reduz a tensão máxima. No entanto, “os componentes eletrônicos exigem uma tensão mínima para seu funcionamento”. Se a bateria não conseguir fornecer energia o bastante para todos os componentes ao mesmo tempo, um sistema interno desliga o aparelho.
“Embora esse desligamento seja intencional da perspectiva do dispositivo, ele pode ser inesperado pelo usuário”, diz a empresa. Por isso, o iPhone 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, SE, 7 e 7 Plus têm um “gerenciamento dinâmico de picos instantâneos de desempenho” para evitar isso.
No final de janeiro, a Apple vai reduzir o preço para substituir baterias; ao fazer isso, o desempenho do iPhone volta ao normal. Além disso, o iOS será atualizado com recursos para dar “maior visibilidade sobre a integridade da bateria”. No entanto, o sistema continuará a reduzir a velocidade do processador quando necessário.