O Nokia 3310 marcou seu retorno este ano: ele aproveitou a onda de gadgets nostálgicos, mas se adaptou aos novos tempos com uma tela colorida e câmera traseira. Agora, ele está perigosamente próximo de se tornar um smartphone.
Uma versão do Nokia 3310 passou pela homologação da TENAA, equivalente chinesa à Anatel. Ele se destaca pelo suporte a 4G, e por rodar o sistema operacional YunOS.
Como você pode ver pelas imagens de homologação, o aparelho mantém o design de um celular antigo, incluindo o teclado alfanumérico.
No entanto, ele rodará o YunOS, sistema operacional desenvolvido pelo Alibaba Group. O site oficial diz que ele está presente em 157 milhões de dispositivos, incluindo “smartphones, carros conectados, smart TVs e casas inteligentes”.
O YunOS — também conhecido como Aliyun — esteve envolvido em uma polêmica em 2012. A Acer cancelou o lançamento de um smartphone com o sistema após objeções do Google.
A Alibaba usou várias partes do Android para desenvolver o YunOS, mas ele não é totalmente compatível com o sistema do Google — e, portanto, não pode ser usado por membros da Open Handset Alliance.
Será que a finlandesa HMD Global, responsável pelos celulares da Nokia, vai se envolver em problemas por causa disso? É esperar para ver: o Nokia 3310 com 4G deve ser anunciado em janeiro.
Com informações: NokiaPowerUser, SlashGear.