Adobe Photoshop consegue identificar se foto foi modificada
Photoshop ganhou recurso que permite verificar que recursos de edição foram utilizados em uma foto
Photoshop ganhou recurso que permite verificar que recursos de edição foram utilizados em uma foto
A Adobe anunciou nesta terça-feira (20) um recurso para ajudar usuários a confirmarem a autenticidade de imagens no Photoshop. O programa deve liberar nas próximas semanas, para alguns usuários, um painel em que é possível verificar se uma foto foi alterada. A área poderá exibir os créditos do autor da imagem original e quais mudanças foram feitas.
No vídeo, a Adobe demonstra o recurso a partir de uma selfie, em que o plano de fundo é modificado e a área do céu recebe melhorias com um recurso de inteligência artificial. A nova função do Photoshop permite anexar à nova imagem informações sobre o autor da edição, bem como os recursos e elementos utilizados.
Caso a imagem seja publicada no Behance, os usuários também terão acesso a esses detalhes, incluindo metadados das imagens originais. Eles ainda ficarão disponíveis em verify.contentauthenticity.org, página que oferecerá a opção de colocar fotos lado a lado e comparar as mudanças.
O novo recurso do Photoshop usa um padrão aberto que oferece uma camada segura para dados como nome do autor, localização e histórico de edição. Parte da Iniciativa de Autenticação de Conteúdo (CAI, na sigla em inglês), ele foi desenvolvido com a colaboração de empresas de tecnologia, como Twitter, Microsoft e Qualcomm, além de veículos, como New York Times e BBC.
Segundo a Adobe, a iniciativa foi criada para “para enfrentar os desafios de deepfakes e outros conteúdos enganosamente manipulados”. O recurso do Photoshop, porém, não poderá verificar a autenticidade de todas as fotos. Isso porque ele não será obrigatório, restringindo a verificação para fotos em que usuários optam por oferecer as informações. Apesar disso, a empresa diz que o recurso também pode ajudar a proteger direitos autorais.
“Além de nos ajudar a entender em que confiar na internet, a atribuição importa por outro motivo crítico: fornecer crédito aos criadores por seu trabalho”, afirma a Adobe. “Quanto mais criadores distribuírem conteúdo com a atribuição adequada, mais os consumidores vão esperar e usar essas informações para fazer julgamentos, minimizando assim a influência de atores mal-intencionados e conteúdo enganoso”.
Com informações: The Verge, Engadget.
Leia | Como descobrir os dados EXIF de uma foto no Android, iOS, Windows e macOS