AirPods Pro vão abaixar volume de música quando alguém falar com você

Atualização também vai trazer adaptação automática de volume e cancelamento de ruído, além de melhorias na conexão com múltiplos dispositivos

Giovanni Santa Rosa
Por
Audio & Home - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
AirPods Pro (Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple aproveitou a WWDC para mostrar algumas novidades de software para seus fones de ouvido, os AirPods. A principal novidade é um recurso que abaixa automaticamente o volume da música quando alguém fala com você. Eles também vão se adaptar ao tipo de barulho do ambiente e aprender o volume preferido do usuário.

Vamos começar pelo Conversation Awareness. Quando você estiver ouvindo uma música e um podcast, se alguém falar, ele perceberá isso, abaixará o volume do som e usará os microfones para destacar as vozes que estão à sua frente — o resto do ruído é cancelado. A novidade só vai funcionar nos AirPods Pro de segunda geração.

Recursos semelhantes já existem em fones da concorrência. O Sony WH-1000XM4, de 2020, faz a mesma coisa, mas quando o próprio usuário fala, para iniciar uma conversa.

Ajustes automáticos e múltiplas conexões

A Apple também apresentou o Adaptive Audio. Ele junta os modos de transparência e cancelamento de ruído de acordo com o ambiente. Assim, é possível ouvir buzinas e sirenes, por exemplo, mas diminuir o ruído de máquinas e carros.

Outra novidade é o Personalized Volume. A ferramenta usa aprendizagem de máquina para entender qual o volume preferido do usuário em diversas condições de ambiente, ajustando automaticamente o nível da música ou do podcast.

Essas duas novidades também são exclusivas dos AirPods Pro de segunda geração.

Outros modelos também ganharam atualizações. A Apple promete mais facilidade na hora de conectar AirPods com vários aparelhos. No exemplo dado pela empresa, vai ficar mais prático ir de um podcast no iPhone para uma chamada no Mac.

Além disso, Airpods Pro, AirPods de terceira geração e AirPods Max vão ganhar a opção de mutar o microfone durante chamadas. Basta tocar na haste ou na coroa digital para desligar ou ligar a captação de áudio.

Segundo a Apple, a atualização de firmware com estes recursos chegará no segundo semestre de 2023.

Receba mais sobre AirPods Pro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados