Amazon Alexa personalizada chega a carros da Fiat Chrysler
Alexa Custom Assistant permite que empresas tenham assistente de voz personalizada; Fiat Chrysler é a primeira
Alexa Custom Assistant permite que empresas tenham assistente de voz personalizada; Fiat Chrysler é a primeira
A assistente Alexa já está presente em muitos carros, mas, em breve, versões personalizadas da tecnologia chegarão ao setor automotivo, começando por modelos da Fiat Chrysler Automobiles: a companhia fechou um acordo para adotar a Alexa Custom Assistant, solução apresentada pela Amazon nesta sexta-feira (15).
O nome deixa claro que essa não é uma simples inserção da Alexa no painel dos carros. A intenção da Amazon com a Alexa Custom Assistant é permitir a empresas dos mais diversos segmentos implementar uma espécie de assistente personalizada em seus produtos, mas tendo como base toda a estrutura da Alexa.
As empresas que adotarem essa solução terão acesso, por exemplo, a recursos já desenvolvidos para navegação, comunicação e, obviamente, inteligência artificial para comandos de voz.
Com relação a esse último aspecto, a Amazon colocará especialistas em ciência de voz à disposição dos clientes para ajudar na implementação desse recurso. Como o sistema é feito sob medida, até o nome padrão da assistente pode ser diferente de Alexa.
De acordo com a Amazon, a Alexa Custom Assistant possibilita que a empresa interessada direcione esforços apenas para o desenvolvimento de recursos exclusivos, pois a base do sistema de assistência por voz já está pronta.
A Fiat Chrysler é a primeira empresa a contratar o novo serviço da Amazon. Como o projeto está apenas no início, os recursos que a assistente de voz personalizada da montadora executará ainda não foram divulgados.
Mas podemos ter uma ideia. No início de 2020, a companhia anunciou o sistema Uconnect 5 para entretenimento e navegação que, entre suas funcionalidades, traz compatibilidade com a Alexa. Com base nisso, é de se presumir que a assistente personalizada da marca terá recursos de voz para música e mapas, por exemplo (recursos um tanto óbvios, na verdade).