AMD Radeon RX 5700 traz arquitetura Navi e vai brigar com a RTX 2070
Placas de vídeo Radeon RX 5700 trarão ainda tecnologia de 7 nanômetros e memória GDDR6
Placas de vídeo Radeon RX 5700 trarão ainda tecnologia de 7 nanômetros e memória GDDR6
O processador Ryzen 9 3900X não é a única novidade que a AMD reservou para a Computex 2019: o evento também serviu de palco para a companhia anunciar a Radeon RX 5700, série de placas de vídeo que deve enfrentar a Nvidia GeForce RTX 2070, talvez até mesmo em um quesito que vem ganhando cada vez mais atenção: o ray tracing.
A nova placa marcará a chegada ao mercado da tão prometida arquitetura Navi. Porém, na apresentação, a AMD fez questão de destacar que o grande diferencial da sua nova geração de GPUs será a arquitetura de núcleo RDNA (Radeon DNA).
Infelizmente, ainda não há muitos detalhes a respeito. A AMD só deve dar mais informações sobre a Radeon RX 5700 e outros aspectos, incluindo a arquitetura RDNA, na E3 2019, marcada para junho.
Por ora, a companhia diz que as GPUs NAVI terão até 25% mais desempenho “clock a clock” na comparação com as atuais placas Vega, além de mais eficiência energética.
Sendo mais preciso, o rendimento por watt será até 50% maior em relação à mesma geração, o que sugere que a arquitetura RDNA trará mudanças estruturais substanciais — estamos falando de uma sucessora para a atual arquitetura GCN (Graphics Core Next) ou, ainda, de uma nova versão desta (pouco provável).
Entre os detalhes já confirmados estão os de que a série AMD Radeon RX 5700 — toda a série RX 5000, na verdade — terá mesmo tecnologia de 7 nanômetros, memória GDDR6, além de suporte nativo ao PCI Express 4.0 (coisa que só as Radeon Instinct traziam até então).
Introducing the world’s first “Navi” gaming GPU family based on the all new RDNA gaming architecture: the AMD Radeon RX 5700 series. Learn more from #COMPUTEX2019: https://t.co/xwexmdDMin pic.twitter.com/rY2dAsq52l
— AMD (@AMD) 27 de maio de 2019
É claro que precisamos contar com os testes independentes para termos certeza sobre a performance, mas a AMD diz que, em seu teste comparativo, a Radeon RX 5700 obteve 10% mais desempenho gráfico que a Nvidia GeForce RTX 2070.
Essa comparação nos leva a uma dúvida: a série RX 5700 vai ter suporte ao ray tracing (técnica que imita raios de luz do “mundo real” para gerar gráficos mais convincentes)? Ainda não há certeza — esse é outro aspecto que a AMD só deve comentar na E3 2019.
De todo modo, a CEO da AMD, Lisa Su, disse no início do ano que o ray tracing é um assunto importante para a companhia e que mais detalhes sobre o suporte à técnica seriam revelados no decorrer de 2019. Se levarmos esse favor em consideração, há boas chances de que a resposta à pergunta anterior seja um sonoro ‘sim’.
A previsão é a de que a série Radeon RX 5700 seja lançada em julho. Seguimos sem informações sobre preços.