AMD vai lançar placas de vídeo Navi no terceiro trimestre
Além das GPUs Navi, AMD promete lançar primeiros processadores de arquitetura Zen 2 no próximo trimestre
Além das GPUs Navi, AMD promete lançar primeiros processadores de arquitetura Zen 2 no próximo trimestre
Lisa Su, CEO da AMD, confirmou o que muita gente esperava ouvir: as placas de vídeo de arquitetura Navi, muito provavelmente de 7 nanômetros, estão mesmo prestes a chegar. A executiva disse que o lançamento oficial da nova linha está previsto para o próximo trimestre.
Ainda não há muitas informações sobre a nova geração. Provavelmente, a AMD só irá revelar detalhes sobre as GPUs Navi no fim deste mês, durante a Computex 2019.
Quando questionada sobre o suporte a ray tracing, por exemplo, Lisa Su se negou a comentar, o que não quer dizer que o assunto é pouco importante à AMD: quando Jensen Huang, CEO da Nvidia, criticou a Radeon VII por não suportar ray tracing, Su simplesmente respondeu que a sua companhia dará mais detalhes sobre os planos para a técnica no decorrer deste ano.
Convém levar em conta também que a próxima geração do PlayStation vai ter como base uma GPU Navi e suporte a ray tracing. É bastante provável, portanto, que a nova arquitetura tenha compatibilidade nativa com a técnica.
Baseada em tecnologia de 7 nanômetros, mas com arquitetura Vega, a Radeon VII é uma placa de vídeo que veio para brigar com a GeForce RTX 2080, da Nvidia. Nos Estados Unidos, ela tem preço oficial de US$ 699.
Atualmente, a Radeon VII é a placa de vídeo para PCs mais poderosa da AMD e, aparentemente, vai continuar sendo por mais algum tempo: uma informação que a AMD deu é a de que as primeiras placas Navi custarão menos que a Radeon VII, o que sugere que a estreia será feita com GPUs de categoria intermediária.
Seja como for, o mistério não vai durar muito: se as GPUs Navi realmente chegarem no terceiro trimestre, os detalhes serão revelados em breve, com boas chances de a Computex servir mesmo de palco para isso.
Outra novidade bastante aguardada são os processadores de arquitetura Zen 2. Lisa Su confirmou que eles também estrearão no mercado durante o terceiro trimestre.
A nova arquitetura também terá como base um processo de fabricação de 7 nanômetros (da TSMC) e, na comparação com os chips Zen de primeira geração, promete reduzir o consumo de energia em até 50%, bem como melhorar o desempenho geral em até 25%.
Os primeiros chips Zen 2 farão parte da linha Epyc (codinome Rome), voltada a servidores. Um protótipo exibido pela AMD em 2018 trazia 64 núcleos. Ainda não está claro, porém, quando os chips da série Ryzen 3000 para desktops (também de arquitetura Zen 2) serão anunciados — essa também deverá ser uma revelação para a Computex 2019.
Com informações: Ars Technica, AnandTech.