O golpe do príncipe nigeriano tem décadas de existência: ele consiste em uma pessoa aleatória que pede sua ajuda para movimentar uma fortuna para fora do país; você envia parte do seu dinheiro como garantia e, em troca, recebe uma fatia generosa dos milhões de dólares do golpista (só que não). As pessoas realmente caem no conto, e um americano foi preso por participar do esquema.

Michael Neu tem 67 anos e enfrenta 269 acusações de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. A polícia de Slidell, no estado da Louisiana, suspeita que ele agiu como um intermediário, entrando em contato com centenas de vítimas em golpes por telefone e pela internet. Ele não é nigeriano, mas parte do dinheiro obtido era transferido para a Nigéria.

As investigações para chegar até Neu demoraram 18 meses e ainda não foram concluídas: a polícia diz que “muitas pistas levaram a indivíduos que moram fora dos Estados Unidos”. O caso é importante porque “a maioria das pessoas ri ao pensar em cair em tal fraude, mas as autoridades relatam perdas de milhões de dólares para esses esquemas”.

Um dia eu vou responder esse e-mail para ver no que dá.

Com informações: Mashable.

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.