Android pode mudar relógio para horário de verão neste domingo (1º)
Fim do horário de verão ainda pode causar confusão em celulares; Google recomenda configuração manual para evitar erros
Fim do horário de verão ainda pode causar confusão em celulares; Google recomenda configuração manual para evitar erros
O Google alertou, nesta sexta-feira (30), que os celulares com Android podem voltar a adiantar o relógio em uma hora devido ao horário de verão, que foi cancelado pelo governo em 2019. A empresa recomenda a configuração manual da hora para evitar erros com a possível mudança automática no próximo domingo, 1º de novembro.
No último dia 18, alguns usuários reportaram a mudança equivocada do horário para acompanhar o calendário utilizado até 2017, que iniciava o horário de verão no terceiro domingo de outubro. Em 2018, o início do horário de verão foi adiado para o primeiro domingo de novembro – até ser cancelado pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019.
Segundo o Google, as diversas modificações têm impacto direto no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet).
Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio seja atualizado automaticamente no hora e dia previstos para começar o horário de verão 2020, que foi cancelado pelo governo. Ou seja, à meia-noite deste domingo, dia 1º de novembro.
Ainda de acordo com a empresa, os riscos são principalmente para quem tem celular com uma versão do sistema anterior ao Android 10, que não contam com um recurso que facilita a atualização do banco de dados da IANA. No ano passado, o Chromecast e dispositivos Nest Hub também sofreram com a mudança automática.
Para evitar que o seu celular adiante o relógio em uma hora automaticamente no próximo domingo (1º), você pode alterar as configurações de hora e data manualmente, com os passos a seguir: