Animal Crossing: New Horizons é o jogo mais vendido da história do Japão

Game lançado em 2020 quebrou barreira estabelecida por Pikachu na década de 90; Nintendo tem 19 dentre os 20 mais vendidos no país

Ricardo Syozi
Por
Animal Crossing foi um dos sucessos durante a pandemia (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Animal Crossing: New Horizons (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Depois de mais de 25 anos, o recorde de jogo mais vendido da história do Japão foi quebrado por um título exclusivo de Nintendo Switch. Animal Crossing: New Horizons alcançou a marca de 10,45 milhões de unidades vendidas no país asiático. Esse número supera Pokémon Red/Green/Blue, lançados para o Game Boy em 1996. Ou seja, esse topo será difícil de mudar tão cedo.

Após a Nintendo divulgar seu relatório financeiro para o período de abril a setembro de 2023, a companhia confirmou que o game de convivência e colecionismo vendeu 40,17 milhões de unidades em todo o mundo. O Japão garantiu uma grande fatia desse bolo, levando o mais recente título da franquia Animal Crossing para a casa de mais de 10 milhões de jogadores.

Dessa forma, a obra superou as vendas da primeira geração dos monstrinhos de bolso no Game Boy por pouco mais de 200 mil cópias. Quem confirmou a informação foi a página Game Data Library, que compila dados de vendas no Japão.

Além da massiva popularidade do console híbrido da Big N, um dos fatores que podemos apontar para o sucesso de Animal Crossing: New Horizons (tem especial no Tecnoblog) é a recente pandemia de Covid-19.

Por oferecer uma jogabilidade casual focada em fazer amizades, o título desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development trouxe muito conforto durante os dias de quarentena. Sendo assim, milhões de pessoas passaram seus tempos em ilhas estilosas e cheias de moradores curiosos.

Agora, fica bastante complicado imaginar algum jogo que ousaria destronar Tom Nook e companhia. Isso porque a maioria das produções no top 20 consiste de games lançados há muitos anos.

Nintendo continua dominando o Japão

É só bater o olho na lista dos 20 jogos mais vendidos da história japonesa que fica fácil entender qual empresa domina o mercado de software por lá. Só para ilustrar, há 19 títulos exclusivos de consoles Nintendo e apenas um lançado para outro sistema. Nesse caso, o Monster Hunter Freedom 3 de PlayStation Portable, lançado em 2010.

Se quisessemos chutar algum nome que poderia tirar a primeira posição de Animal Crossing: New Horizons futuramente, daria para tentar colocar Splatoon 3. O multiplayer chegou às lojas em setembro de 2022 e já vendeu 5,10 milhões de unidades no Japão.

Entretanto, a popularidade dos inklings precisaria crescer ainda mais, algo que não acredito que possa ocorrer a ponto de superar nomes como Pokémon ou Mario Kart 8 Deluxe.

Como o Switch ainda deve esbanjar sucesso pelo ano de 2023, não seria uma surpresa se mais exclusivos da plataforma alcançassem essa lista.

Com informações: Nintendo Life.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados