Apple comemora 10 anos de Developer Academy no Brasil

Mais de 3 mil alunos passaram pelo projeto de capacitação em tecnologia e negócios. Egressos hoje em dia têm empresas próprias.

Thássius Veloso
Por
Ilustração mostra a marca da Apple e a bandeira do Brasil
Primeira Apple Developer Academy começou no Brasil em 2013 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O CEO da Apple, Tim Cook, divulgou um comunicado para celebrar os 10 anos de Apple Developer Academy, programa pioneiro para formação de profissionais de tecnologia. Pouca gente sabe, mas a iniciativa começou no Brasil e ganhou o planeta. O projeto teve início em São Paulo, depois expandiu para Rio de Janeiro e Brasília. Hoje em dia, está em nove cidades.

De acordo com a empresa, mais de 3 mil alunos de graduação tiveram treinamento e puderam aprender ferramentas de tecnologia. Essas pessoas testam os conhecimentos ao produzir apps para iPhone, iPad e outros dispositivos da maçã. Não custa lembrar: o país tem ganhado importância dentro da empresa (de pouquinho em pouquinho).

“Na Apple, acreditamos muito no poder da educação para revelar potenciais e transformar vidas. Nos últimos 10 anos, nossas Apple Developer Academies ajudaram diversos criadores e empreendedores a causar impacto em suas comunidades e a compartilhar suas ideias com o mundo. É maravilhoso ver tudo o que conquistaram, e mal podemos esperar para ver o que vem por aí.”

Tim Cook – CEO da Apple

O currículo do Apple Developer Academy se repete em todos os campi onde o programa está disponível. Com ingresso gratuito, ele prevê desde o ensino dos fundamentos da programação até a exploração de habilidades como design e marketing. Pelo que contam os egressos, também há gerenciamento de projetos e aulas que mostram como transformar ideias em produtos finais.

Novos negócios

Profissional trabalha diante das telas do notebook e do monitor
Apple Developer Academy no Brasil (Imagem: Divulgação/Apple)

São muitos os casos de formandos que conseguiram bons empregos em variadas empresas. Também há aqueles com veia empreendedora que formataram seus próprios negócios, em áreas como comércio eletrônico, mídia e fintech, de acordo com a empresa da maçã.

A App Store é considerada um dos pilares do Developer Academy porque ajuda a distribuir os apps criados pelos estudantes. A plataforma de downloads tem 650 milhões de visitantes por semana em 175 países e regiões, segundo a Apple.

Smartphones rodando aplicativo da Cacau Show
Startup de Porto Alegre desenvolveu o aplicativo da Cacau Show (Imagem: Divulgação/Kobe)

A startup de desenvolvimento de apps Kobe nasceu na Developer Academy de Porto Alegre. O ex-aluno Rodrigo Freitas criou a empresa com base no currículo do programa de pós-graduação. Hoje em dia, a Kobe tem projetos com clientes no Brasil e no exterior. Ela até entrou naquelas desejadas listas de melhores lugares para trabalhar.

Mais de 10 ex-alunos da Apple Developer Academy foram posteriormente contratados pela Kobe. Ou seja, também há um forte senso de ecossistema entre os escolhidos.

Onde ficam as unidades do Apple Developer Academy no Brasil

  • Abertas em 2013:
    • Eldorado (Campinas)
    • Mackenzie (São Paulo)
    • PUC-RS (Porto Alegre)
    • PUC-PR (Curitiba)
    • SENAC (São Paulo)
  • Abertas em 2014:
    • UCB (Brasilia)
    • PUC-Rio (Rio de Janeiro)
    • IFCE (Fortaleza)
  • Abertas em 2015:
    • UFPE (Recife)
    • FUCAPI (Manaus)

Relacionados